Campinas participa de Simpósio Brasileiro de Vacinas

13/07/2010

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde, representada pela enfermeira sanitarista Maria Alice Satto, participa de 14 a 17 de julho do 10º Simpósio Brasileiro de Vacinas, em Gramado, no Rio Grande do Sul. O evento vai promover amplo debate sobre as principais questões relacionadas à prevenção e ao controle de doenças infecciosas por meio de vacinas. Entram na pauta o ressurgimento de doenças infecciosas, a expansão da proteção, novas vacinas e outros temas atuais relevantes.

A mesa de abertura, às 19h30 desta quarta-feira, dia 14 de julho, terá como tema a História da infectologia pediátrica no Brasil. O palestrante será o médico Calil Kairalla Farhat.

Nos dias seguintes serão discutidos temas como rotavírus, HPV, hepatites, febre amarela, varicela, vírus sincicial respiratório, doenças meningocócica, dengue, penumococo, poliomielite, influenza, Centros de Referências de Imunobiológicos Especiais (CRIEs), vacinação em viajantes, vacinas para exposição ocupacional, reações adversas a vacinas, o poder público e o desenvolvimento de tecnologia em vacinas entre outros.

No dia 14, acontece o Curso Básico de Imunizações, sob coordenação do médico Renato de Ávila Kfouri. A programação completa pode ser conferida no site www.vacinas2010.com.br.

Programa de Imunização.

Com o objetivo de promover a vacinação da população e assim diminuir, ou até mesmo erradicar, várias doenças, a Secretaria de Saúde de Campinas mantém o Programa de Imunização que atende ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

Criado em 1973, o PNI contribuiu de forma significativa para a erradicação da febre amarela urbana e da varíola no Brasil. Outro resultado de destaque é a ausência de registros da paralisia infantil. Além da imunização de crianças, o PNI também prevê a vacinação de adultos, principalmente de mulheres em idade fértil e de idosos a partir de 60 anos de idade.

A Vigilância em Saúde de Campinas coordena o Programa de Imunização. Em âmbito nacional, a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) coordena o PNI, define normas e procedimentos técnicos, mediante ações estratégicas sistemáticas de vacinação da população, com base na vigilância epidemiológica de doenças imunopreveníveis e no conhecimento técnico e científico da área. Também é papel da SVS a aquisição, conservação e distribuição dos imunobiológicos que integram o PNI.

O Ministério da Saúde, por meio do PNI, em atenção à Constituição da República Federativa do Brasil e à Lei Orgânica da Saúde, com vistas ao atendimento equitativo da população brasileira, oferece os chamados imunobiológicos especiais, disponibilizados nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais – CRIE, estes destinados à vacinação de grupos portadores de quadros clínicos especiais, isto é, portadores de imunodeficiências, seus comunicantes, usuários que apresentaram evento adverso pós-vacinação aos imunobiológicos disponibilizados pelo MS e profilaxia pré e pós-exposição aos agentes imunopreveníveis. Além disso, grupos, como a população indígena. Em Campinas, o CRIE está sediado no Hospital de Clínicas da Unicamp.

Volta ao índice de notícias