CS Nova América e Programa de DST/Aids promovem o Dia da Prevenção

16/07/2010

Autor: Denize Assis

O Centro de Saúde Nova América, na região sul de Campinas, abre suas portas à comunidade dos bairros Nova América, Sigrist e Residencial da Paz neste sábado, dia 17 de julho, das 8h às 16h, especialmente para disponibilizar ações diversas de comunicação, informação e mobilização social sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) e o câncer de colo de útero. Trata-se do Dia da Prevenção, promovido em parceria com o Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante todo o dia, as equipes do CS vão acolher a população para conversar sobre os diversos aspectos que contribuem para a suscetibilidade das pessoas ao HIV e a outras DST. São fatores de ordem social, econômica, política e jurídica que fazem com que diferentes pessoas ou grupos disponham de possibilidades diversas de proteger-se dos riscos de infecção pelo HIV.

Entre as ações serão promovidas rodas de diálogo sobre sexualidade, prevenção e diagnóstico. As pessoas poderão tirar dúvidas e conversar sobre suas necessidades específicas, inclusive para esclarecer sobre as formas de prevenção adequadas ao seu contexto de vida. Também serão disponibilizadas atividades de aconselhamento e diagnóstico de HIV e agendados exames de Papanicolau.

Para sensibilizar as pessoas a participar do Dia da Prevenção, equipes do Centro de Saúde percorreram, nos últimos dias, bares, instituições de beleza, o lava-rápido e outros comércios da comunidade. Nestes locais, foram deixadas cestas com preservativos e filipetas informando sobre a atividade.

“Nossa meta é trazer também os homens para o aconselhamento. Mobilizamos todos os profissionais, decoramos a unidade e vamos oferecer um lanche. Pretendemos que este seja o início de uma grande trajetória no sentido de construir com a população o que chamamos de cuidado. Este movimento de sair do CS e interagir com a comunidade no espaço dela é muito importante, inclusive porque reforça o vínculo”, afirma a terapeuta ocupacional Rogéria Misorelli, coordenadora do CS Nova América.

A médica infectologista Cláudia Barros, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, ressalta que o programa atua, entre outras frentes, para promover ações que fortaleçam a integração entre os serviços de atenção às pessoas que vivem com HIV e AIDS (PVHA), as unidades básicas e os demais serviços de saúde.

“Uma das nossas diretrizes é atuar para que toda rede SUS esteja apropriada tecnicamente sobre a prevenção e diagnóstico do HIV e outras DSTs. O trabalho em rede atende aos princípios do SUS de universalidade, integralidade e equidade e garante acesso e cidadania. É neste sentido que ocorre este Dia da Prevenção. Além disso, quanto mais a população estiver informada, maior é o ganho no sentido de redução do estigma e preconceito em relação às PVHA e à sexualidade”, diz Cláudia.

O CS Nova América fica na rua José Belani, 286, Jardim Nova América. A unidade é referência para uma população estimada em 8 mil habitantes de três bairros da região sul de Campinas. O CS atende de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h. Os telefones para contato são 3265-0805 e 3265-2001.