Conselho aprova convênio com Mário Gatti e avalia ações e interfaces com a saúde básica

16/07/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

O Conselho Municipal de Saúde (CMS), reunido na noite desta quarta-feira, 14 de julho, em sessão ordinária, discutiu, votou e aprovou a apresentação do Convênio do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG), feita pelo médico Valmir Cândido de Oliveira. A votação teve 18 votos favoráveis, quatro abstenções e um voto contrário. Após a apresentação do convênio com o HMMG, o médico Roberto Mardem, coordenador da Saúde Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas apresentou ao CMS as interfaces das diversas áreas da saúde no município com a atenção básica.

Valmir Cândido de Oliveira apresentou os diversos planos de trabalho com vigência até julho de 2013. Os planos incluem assistência hospitalar, assistência ambulatorial de média e alta complexidade, assistência ambulatorial em oncologia, adequação das campanhas de cirurgia eletivas de média complexidade, incentivo ao desenvolvimento do núcleo de vigilância e incentivos de contratualização dos hospitais de ensino, apoio à rede de atenção á saúde e contrato de metas.

O coordenador da Saúde Básica, Roberto Mardem, por sua vez, em sua explanação, abordou dimensionamento de pessoal, contrato de gestão, qualificação do cuidado, gestão do cuidado em rede, qualificação do trabalho do enfermeiro e as interfaces da atenção básica com as diversas áreas como saúde da mulher, da criança, do adulto, do idoso, do homem, urgência emergência e fortalecimento da atenção básica regional.

Roberto Mardem ressaltou a necessidade de se completar as 152 equipes de Saúde da Família, de acordo com o perfil definido pela unidade e distrito para garantir a cobertura. O coordenador destacou os problemas decorrentes da área de recursos humanos, com ênfase para a fixação de médicos da família nos Centros de Saúde da periferia da cidade.

Para Roberto Mardem, as intervenções dos conselheiros, usuários e trabalhadores, após sua apresentação mostram que o CMS está focado na atenção básica e atento aos problemas enfrentados em cada unidade. “Essa apresentação ao Conselho é muito importante para que o controle social possa direcionar sua intervenção e, também, possa indicar novos caminhos e corrigir falhas”, coloca o coordenador.

Visitem nosso blog

www.cmsaudecampinas.wordpress.com