Prefeitura amplia e qualifica atendimento à saúde com inauguração do CS Campo Belo

27/07/2010

Autor: Denize Assis

A Prefeitura de Campinas entrega à população nesta quarta-feira, dia 28 de julho, às 9h, as novas instalações do Centro de Saúde Campo Belo, referência para uma população de 12 mil habitantes na região sul do município, sendo 95% deles totalmente dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Até então, a unidade funcionava numa casa alugada, improvisada para abrigar um centro de saúde. O investimento para colocar a sede própria em funcionamento foi de R$ 1.246 milhão, sendo R$ 996 mil de recursos do PAC e R$ 250 mil de contrapartida da Prefeitura.

As novas instalações, na rua Milton Pereira, 255, Jardim Campo Belo, permitem ampliar o atendimento e qualificar a assistência aos pacientes, além de oferecer melhores condições de trabalho à equipe.

O novo CS possui uma área construída de 649,95 metros quadrados sendo que as instalações compõem 8 consultórios médicos; 1 consultório odontológico para dois equipos; farmácia; almoxarifado; salas de vacina, de urgência e observação, de recepção, de reunião, de coleta de exames e eletrocardiograma, de inalação, medicação, curativo e de esterilização e expurgo; sala da coordenação; refeitório; e banheiros, para funcionários e pacientes, inclusive para pessoas com necessidades especiais. Além das novas instalações, o CS também recebeu novos mobiliários e equipamentos.

A unidade conta, atualmente, com uma equipe de 29 profissionais e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h. Atende uma média de mil usuários por dia entre consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, procedimentos como curativos e inalação e dispensação de medicamentos. Também realiza atendimentos domiciliares e tem vários grupos constituídos, entre os quais de obesidade infantil, asma, desnutrição, hipertensão e diabetes, caminhada, ginástica chinesa, planejamento familiar, artesanato.

A coordenadora da unidade é a enfermeira sanitarista Patrícia L. M. Sordi Rigo. O CS conta com Conselho Local de Saúde atuante que reúne-se todas as últimas sextas-feiras do mês.

História.

O CS Campo Belo foi inaugurado em 21 de agosto de 2004 como Módulo de Saúde da Família para ampliar o acesso à saúde às comunidades mais excluídas. Antes desta data, a população do bairro era assistida por Equipes de Saúde da Família do Centro de Saúde São Domingos e do Módulo do Jardim Fernanda. Em 2006, passou a ser um Centro de Saúde. A diferença entre um Módulo e um Centro de Saúde é pelo tamanho da equipe que, no caso do módulo, é reduzida.