Prefeitura amplia e qualifica atendimento à saúde com inauguração do CS Campo Belo

28/07/2010

Autor: Denize Assis

O prefeito de Campinas, Dr. Hélio de Oliveira Santos, e o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, entregaram à população na manhã desta quarta-feira, dia 28 de julho, as novas instalações do Centro de Saúde (CS) Campo Belo, referência para uma população de 12 mil habitantes na região sul do município, sendo 95% deles totalmente dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A inauguração, às 9h, reuniu gestores e trabalhadores do SUS Campinas, representantes do Conselho Municipal de Saúde e da Associação dos Moradores daquela comunidade, usuários do CS e seus familiares.

Até então, a unidade funcionava num espaço pequeno, improvisado para abrigar um centro de saúde. O investimento para colocar a sede própria em funcionamento foi de R$ 1.246 milhão, sendo R$ 996 mil de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e R$ 250 mil de contrapartida da Prefeitura.

“Melhorar a qualidade da assistência à saúde significa também melhorar a infraestrutura das unidades. E, no caso deste centro de saúde, existe um elemento simbólico que é o fato de que este novo prédio reafirma a condição de que ninguém mais vai sair daqui”, disse o prefeito referindo-se ao fato de que até 2005 aquela comunidade vivia a perspectiva de desapropriação.

Dr. Hélio ressaltou que naquela localidade foram investidos, desde 2005, mais de R$ 100 milhões, sendo R$ 70 milhões do PAC e R$ 40 milhões da Prefeitura. “Trata-se da maior inclusão social do Estado de São Paulo nos últimos 50 anos”, disse o prefeito. “Foram investimentos nas áreas de educação, saúde, iluminação pública, esgotamento sanitário, pavimentação das vias públicas e em ações pela cultura de paz. Agora, com esta nova unidade, temos que investir no ‘Q’ de qualidade do SUS e tratar a população com carinho, humanidade e resolutividade. Trata-se de um dever, uma obrigação nossa”, afirmou. Dr. Hélio ainda colocou como principal meta para os próximos meses a ampliação do horário de atendimento da unidade que hoje abre às 7h e fecha às 16h.

O secretário de Saúde, José Francisco Saraiva, reforçou que as novas instalações, na rua Milton Pereira, 255, Jardim Campo Belo, permitem ampliar o atendimento e qualificar a assistência aos pacientes, além de oferecer melhores condições de trabalho à equipe.

“Os primeiros passos para o CS Campo Belo surgiram em 21 de agosto de 2004, quando foi inaugurado o Módulo de Saúde da Família do bairro com o objetivo de ampliar o acesso à saúde a esta comunidade, até então uma das mais excluídas no nosso município. Antes desta data, a população local era assistida por Equipes de Saúde da Família do Centro de Saúde São Domingos e do Módulo do Jardim Fernanda, que ficavam distantes. Hoje, com esta inauguração, a unidade foi concretizada como Centro de Saúde e nós não estamos fazendo nada mais do que o nosso dever que é garantir à sociedade aquilo que é seu direito”, disse o secretário.

Segundo José Francisco Saraiva, a construção da unidade reforça o compromisso da secretaria de transformar todos os módulos de saúde em centros de saúde, com ambiência e condições propícias de acolhimento dos usuários e adequadas para a equipe de saúde.

O secretário lembrou, ainda, a médica sanitarista Tereza de Jesus Martins, que foi a grande batalhadora para a inauguração do módulo, em 2004, sendo na época coordenadora do Distrito de Saúde Sul. Fez referência, também, aos médicos Henrique Lourenço Mercadante e Maria Cecília Zidan Polli, que foram os primeiros a atender na unidade.

Para o cirurgião dentista Sérgio Vivan Cardoso, que atua no Campo Belo desde 2004, a nova sede significa um grande avanço. “A saúde pública é sempre um processo em construção. Estamos muito felizes. A demanda aqui é grande e para oferecer saúde de qualidade é necessário, primeiramente, estrutura física adequada e recursos humanos”, disse.

O presidente da Associação de Moradores dos Bairros Campo Belo, Itaguaçu, Cidade Singer e São João, Edson José de Santana, disse que a nova sede trata-se de uma conquista. “É um sonho concretizado. Chamamos de Nave-Mãe da saúde”, afirmou.

As novas instalações.

O novo CS Campo Belo possui uma área construída de 649,95 metros quadrados sendo que as instalações compõem 8 consultórios médicos; 1 consultório odontológico com dois equipos; farmácia; almoxarifado; salas de vacina, de urgência e observação, de recepção, de reunião, de coleta de exames e eletrocardiograma, de inalação, medicação, curativo e de esterilização e expurgo; sala da coordenação; refeitório; e banheiros, para funcionários e pacientes, inclusive para pessoas com necessidades especiais. Além das novas instalações, o CS também recebeu novos mobiliários e equipamentos e a equipe recebeu um novo uniforme.

A unidade conta, atualmente, com uma equipe de 29 profissionais e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h. Atende uma média de mil usuários por dia entre consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, procedimentos como curativos e inalação e dispensação de medicamentos. Também realiza atendimentos domiciliares e tem vários grupos constituídos, entre os quais de obesidade infantil, asma, desnutrição, hipertensão e diabetes, caminhada, ginástica chinesa, planejamento familiar, artesanato.

A coordenadora da unidade é a enfermeira sanitarista Patrícia L. M. Sordi Rigo. O CS conta com Conselho Local de Saúde atuante que reúne-se todas as últimas sextas-feiras do mês. O telefone da unidade é (19) 3225-6354.