Infraestrutura da rede de saúde recebe Investimentos de R$ 148 mi até 2012

28/07/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Desde 2004, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas tem investido de forma consistente na infraestrura das unidades de saúde do Município. Até o final de 2012 estão previstos investimentos na ordem de R$ 148.202.924,37 com obras de construção, reformas, adequação e ampliação de próprios públicos em todas as regiões da cidade. Nesse montante está incluído o total de R$ 1.444.876,12 com desapropriações.

Incluindo as construções do CS Campo Belo, inaugurado nesta quarta-feira, dia 28 de julho, e do CAPS Integração, que será entregue à população nesta quinta-feira, dia 29, já foram empregados R$ 93.286.372,79, exclusivamente em reformas e instalações já concluídas. Estão entre os maiores investimentos a construção do Complexo Hospitalar Ouro Verde, onde foram aplicados R$ 63 milhões, a automação e informatização do Laboratório Municipal, que recebeu R$ 9 milhões e a Construção do Pronto-Socorro Campo Grande, com R$ 7 milhões investidos.

A Secretaria de Saúde dirigiu recursos, ainda, na reforma e ampliação do PS Infantil do HMMG, CS J. Eulina, do CS União de Bairros, CS Jd . Ipaussurama, Samu/192, CS jd. Aurélia, CS Jd. Florence, CS Vila Padre Anchieta, CS Costa e Silva e CS Village.

Outro montante foi aplicado, ainda, nas implantações e construções do CS Joaquim Egídio, Centro de Referência à Saúde do Idoso, Unidades I e II da Farmácia Popular, CS Orosimbo Maia (Ernesto Hunovitch), CS Campo Belo, Caps AD Independência e CAPS Integração. No desvio da galeria do CS Jardim Aurélia foram investidos R$ 390 mil.

Até o final deste ano estão previstos investimentos na ordem de R$ 18.991.986, 80 para obras de reforma, ampliação e instalação de diversas unidades. As reformas e ampliações incluem os Centros de Saúde São Vicente, Floresta, Pronto Atendimento (PA) São José e Centro de Diagnóstico e Imagem (Poli III). Entre as obras a serem construídas em 2010 estão os CSs Santa Rosa, Vila União, Jardim Rossim, Jardim Fernanda e PA Sul-Leste. Importante destacar que serão reiniciadas as construções dos CSs Jardim Rosália, Jardim Itatinga, Oziel e São Bernardo. Estas obras haviam sido abandonadas pela construtora.

Ainda dentro do que está previsto no Plano de Metas PPA 2010/2012, estão incluídas as construções dos CSs Lisa, San Diego (Seis Bairros), San Martin, Campina Grande, PA Metropolitano, Instituto da Mulher, Centro de Especialidades, Porta Aberta da Vigilância em Saúde, adequação do PS Ouro Verde.

Entre as reformas e ampliações serão beneficiados os CSs DIC III, Santa Mônica, Santo Antônio, São Cristóvão, Tancredo Neves, Santa Odila, Esmeraldina, Figueira, Vila Rica, Nova América, Carlos Gomes, Sousas, São Marcos, Capivari, Santa Bárbara, Satélite Íris, e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).