Saúde promove ação de educação e mobilização social sobre febre maculosa em bairros da região norte de Campinas

06/07/2011

Autor: Denize Assis

Atividade integra trabalhos desencadeados após confirmação de um caso da doença em morador do Parque Cidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, por meio do Distrito de Saúde Norte e Vigilância em Saúde (Visa) Norte, promove nesta quarta-feira, dia 6 de julho, às 19h, no Salão Paroquial da Igreja do San Martin, ação de educação, informação e mobilização sobre febre maculosa voltada aos moradores do Parque Cidade e Vila Olímpia, bairros na abrangência do Centro de Saúde (CS) São Marcos, região norte da cidade.

A atividade integra os trabalhos desenvolvidos no local a partir de um caso confirmado de febre maculosa esta semana pela Vigilância em Saúde. Trata-se de um homem de 31 anos morador do Parque Cidade que morreu no dia 6 de junho após dar entrada em um hospital da rede pública de outro município.

Os exames que comprovam a doença foram processados pelo Laboratório do Instituto Adolfo Lutz de São Paulo e os resultados enviados à Secretaria de Saúde de Campinas no início desta semana. Este é o primeiro caso de febre maculosa confirmado este ano no município. Em 2010, foram 13 confirmações e quatro óbitos entre moradores da cidade.

Na ação desta noite, o supervisor geral Roberto Ribeiro da Silva, da Visa Norte, vai abordar as situações que podem representar risco para a febre maculosa que incluem o contato com lago e vegetação em locais com presença de cavalos e capivaras; medidas a serem adotadas no caso de parasitismo por carrapato estrela ou Amblyomma cajennense, reconhecido como o principal transmissor da doença para o homem; sintomas da doença; entre outras orientações.

A população-alvo foi informada da atividade por meio de convite impresso entregue de casa em casa, em cerca de 300 endereços, pelos Agentes de Controle Ambiental da Visa Norte. Este trabalho nos domicílios será complementado nestas quinta-feira e sexta-feira, dias 7 e 8 de julho, pelos Agentes Comunitários de Saúde do Centro de Saúde São Marcos e Agentes de Controle Ambiental do Distrito de Saúde Norte.

Além das ações de educação, informação e mobilização social, as medidas no local incluem pesquisa da infestação de carrapatos ou pesquisa acarológica, promovida pela Superintendência do Controle de Endemias (Sucen), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, além de outras atividades de manejo ambiental.

Segundo o médico infectologista Rodrigo Angerami, da Vigilância em Saúde Municipal, a região de Campinas é endêmica para a febre maculosa, doença que tem uma maior incidência nesta época do ano, de meses mais secos. Desde 1999, foram confirmados 88 casos da doença com 25 óbitos.

A orientação para a população é que evite entrar em áreas de matas e pastagens, principalmente com presença de cavalos e capivaras. Caso seja necessário a frequência nestes locais, que adotem cuidados em relação aos carrapatos como proteção por meio de calças e botas e camisa de mangas longas. Além disso, é recomendável inspecionar o corpo a cada duas horas para observar se houve parasitismo e, neste caso, retirar os carrapatos o mais breve possível.

No caso de sintomas, após exposição a carrapatos, o indivíduo deve procurar o mais rápido possível o serviço de saúde e informar que houve exposição. Os sinais iniciais são febre, dor de cabeça e no corpo e manchas avermelhadas na pele.

Para os profissionais de saúde a orientação é que estejam atentos aos sintomas, para diagnóstico e tratamento precoces, e que façam diagnóstico diferencial também da doença meningocócica, agravo que tem aumento da incidência nesta época do ano.