Campinas abre nesta quinta-feira o 3º Simpósio de Urgências e Emergências

06/07/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

“As Novas Diretrizes do Ministério da Saúde no Fortalecimento da Rede de Urgência com foco na Regionalização da Rede Samu/192” é o tema do 3º Simpósio de Emergências do Samu/192, que acontece nos dias 7, 8 e 9 de julho, no Hotel Nacional Inn, em Campinas. Esse Simpósio inclui, ainda, o 4º Encontro de Gestores de Samu do Estado de São Paulo.

A abertura do evento, às 20h desta quinta-feira, terá a participação de Paulo de Tarso Abrahão, coordenador geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde e de Iramaia Aparecida Colaiacovo, representante da Secretaria de Estado da Saúde, além de José Francisco Kerr Saraiva, secretário municipal de Saúde de Campinas.

Estarão presentes representantes do Samu de todas as cidades que integram o Colegiado de Campinas na área de urgência e emergência, composto pelos municípios de Valinhos, Vinhedo, Indaiatuba, Monte Mor, Jaguariúna, Pedreira, Serra Negra, Lindoia, Amparo, Água de Lindoia, Monte Alegre do Sul, além de Campinas.

José Roberto Hansen, coordenador do Samu/192 de Campinas, explica que o evento servirá para comemorar o 16º aniversário de atendimento pré-hospitalar do Samu/192 em Campinas. Hansen frisa que esse encontro terá como foco principal as novas diretrizes, com foco na regionalização do Samu, promovida pelo Ministério da Saúde.

Conforme explica Hansen, a regionalização leva em conta a necessidade de qualificar o atendimento de urgência e emergência nas pequenas cidades.

“Haverá uma contrapartida da União para incluir nesse consórcio os Samus já implantados e para a implantação de novas unidades regionais. Como o serviço é mantido quase que integralmente com recursos municipais, as cidades pequenas são excluídas. Os recursos serão destinados para construção e adaptação de áreas físicas, materiais e mobiliários além de equipamentos de informática e rede”, afirma o coordenador.

Programação. Às 14h desta quinta-feira haverá capacitação em Ressuscitação Cárdio-Pulmonar (RCP) – Atualização do Protocolo de Atendimento aos Coordenadores e Profissionais Médicos e Enfermeiros.

Na sexta-feira, dia 8, às 8h45, ocorre a abertura das palestras, com a execução do Hino Nacional Brasileiro. Às 9h, tem início a Atualização do Panorama dos Samus no Estado de São Paulo - Principais desafios. Às 9h30 o foco fica na Atuação de Campinas por meio da Defesa Civil e Samu/192 no Plano de Desastre Estadual. Às 10h30 será debatido o impacto na regulação médica diante da dificuldade existente entre a relação antes e depois da chegada no hospital.

Às 11h entra no tema o Software de Regulação Auxiliando a Gestão da Central de Regulação. Às 11h30 será a vez dos benefícios da integração do Samu 192 e do Grau/Águia no atendimento de Urgência Regional, seguido de mesa redonda.

No período da tarde ocorre o preparo das equipes para os atendimentos de urgência durante a Copa do Mundo nas cidades com grandes aeroportos. Às 15h30 entra em discussão o Samu Litoral - Atendimentos em alta Temporada e, às 16h30, a Capacitação da Rede Básica como elemento facilitador na identificação de Doenças Cardiovasculares, seguido de mesa redonda.

No sábado, dia 9, às 10h, haverá um simulado orientado sobre o Atendimento a Múltiplas Vítimas.

Como funciona o serviço. O Samu/192 integra a Política Nacional de Urgências e Emergências e ajuda a organizar o atendimento na rede pública. O socorro do Samu é realizado após chamada gratuita pelo telefone 192. As ligações são atendidas por técnicos da Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia o melhor procedimento a ser adotado que pode ser a orientação para que a pessoa procure um Centro de Saúde ou hospital ou designação de uma ambulância para o atendimento do paciente. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e reserva leitos para que o atendimento tenha continuidade.

Samu Campinas. Em Campinas o serviço opera com 15 viaturas diariamente, sendo 12 de suporte básico e três de suporte avançado, duas motolâncias e uma central de regulação para atender à população de mais de 1 milhão de habitantes do município.

O serviço está integrado à Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp) e atua descentralizado em bases instaladas no Centro, Taquaral, Dic I e Florence.