Saúde convoca pais a levarem filhos para tomar a vacina contra o sarampo até 22 de julho

11/07/2011

Autor: Denize Assis

Preocupada com o resultado da Campanha de Seguimento contra o Sarampo, que obteve até o momento cobertura vacinal de 83,8%, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Campinas reforça a orientação para que pais e responsáveis levem seus filhos aos Centros de Saúde (CSs) até a sexta-feira da semana que vem, dia 22 de julho, quando se encerra a vacinação.

A Campanha de Seguimento teve início dia 18 de junho, junto com a primeira etapa da vacina contra a paralisia infantil. O público alvo contra o sarampo é constituído pelas crianças na faixa etária de 1 ano a menores de 7 anos, independente de terem tomado doses anteriores. Em Campinas, a população nesta faixa etária é constituída por 85 mil moradores.

Para garantir o sucesso da estratégia, é necessário atingir 95% desta população e a cobertura tem que ser homogênea em todas as idades. Em Campinas, o que se verifica até o momento é que a meta foi alcançada entre as crianças de 2 anos, com 99,7% de cobertura; nas de 3 anos, com 95,4%; e nas de 4, com 98,7%. No entanto, a cobertura vacinal ficou abaixo na faixa de 1 ano, onde foram atingidas 78,3%; na população de 5 anos, com 71,7% e, na de 6 anos, com 60,8%.

A Campanha de Seguimento é importante porque busca atingir o grupo de suscetíveis que vai se formando ao longo dos anos por conta das falhas na resposta da vacina e da população que não se vacina. “Quanto maior o número de vacinados, maior a chance de imunização efetiva e menor a possibilidade de transmissão”, diz a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas.

O objetivo, segundo a sanitarista, é manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus causador do sarampo. Brigina afirma que o Ministério da Saúde considerou que o início das férias de julho coincidiu com o surto da doença na Europa, quando aumenta tanto o fluxo de estrangeiros no Brasil quanto à ida de brasileiros para o exterior.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Europa enfrenta epidemia da doença, onde 33 países registraram mais de 6,5 mil casos, sendo os mais afetados a França, Espanha, Bulgária e Bélgica.

Além disso, o MS levou em conta que, embora esteja livre da circulação autóctone sustentada do sarampo, o Brasil tem identificado casos importados e de pessoas que tiveram contato com viajantes.

Em Campinas, este ano, foi confirmado um caso de pessoa que viajou para o exterior. Também foram confirmados, nas últimas semanas, casos em Americana e Nova Odessa de criança e adultos que não viajaram.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus, de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar.

“A vacinação é a forma mais eficaz de se prevenir o sarampo. Por isso reforçamos a necessidade da vacina para todas as crianças na faixa etária da campanha, independente de doses anteriores”, diz Brigina.

É importante levar a carteira de vacinas. Para informações sobre horário de funcionamento dos Centros de Saúde, as pessoas devem ligar no telefone 156, da Prefeitura, ou no Disque Saúde, no 160.

Volta ao índice de notícias