Saúde promove bloqueio vacinal contra raiva neste sábado nas Chácaras Santa Margarida e Belvedere, no Guará e Jardim Aruã

15/07/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte e do Centro de Saúde (CS) Barão Geraldo, com apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove neste sábado, 16 de julho, um bloqueio vacinal contra a raiva em 380 cães e gatos de localidades na região de Barão Geraldo. As vacinas, 440 doses, foram disponibilizadas pelo Instituto Pasteur.

A ação ocorrerá exclusivamente nos bairros Chácara Santa Margarida, Chácara Belvedere, Guará e Jardim Aruã. No último dia 28 de junho os agentes de saúde visitaram 700 endereços desses bairros como parte de uma ação de informação, educação e mobilização social contra a raiva, ocasião em que foram cadastrados os animais e as residências.

O bloqueio vacinal deste sábado ocorrerá das 9h às 16h e contará com dois postos volantes e um fixo na Igreja de Santa Terezinha, na Chácara Santa Margarida, no Guará. Os postos volantes irão atender residências com mais de três animais.

Toda essa ação na região de Barão Geraldo foi desencadeada porque no local foi confirmado um caso positivo de raiva em morcego insetívoro, situação que se configura em risco epidemiológico da reintrodução de raiva. Se um morcego contaminado entrar em contato com um cão ou gato não vacinado contra a raiva, pode ocorrer a transmissão da doença ao animal de estimação que o levará a óbito, além de aumentar a possibilidade de ocorrência de casos em humanos.

O resultado dos exames, realizados pelo laboratório do Instituto Pasteur, foi enviado ao CCZ no último dia 21 de junho. Este é o segundo caso da doença em morcego notificado em 2011 em Campinas.

Conforme explica Roberto Ribeiro de Souza, supervisor geral de Controle Ambiental da Visa Norte, a vacinação também se justifica pela constatação de que nessa região a cobertura vacinal está abaixo da preconizada. “É um trabalho que, além da imunização dos animais, inclui orientação e conscientização dos moradores que precisam tomar ciência dos cuidados a serem adotados ao encontrar morcegos com alteração de comportamento e o papel que estes animais desempenham na cadeia de transmissão da raiva”, explicou.

Roberto ressaltou que o bloqueio vacinal é exclusivo para animais destes quatro bairros e que a Secretaria de Saúde planeja uma campanha vacinal contra a raiva para todo município ainda este ano. Portanto, munícipes de outros bairros devem aguardar informações sobre a estratégia para vacinar seus animais.

Transmissão

A raiva é uma doença que atinge mamíferos e que pode ser transmitida aos homens sendo, portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal.

A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão.

Segundo o Instituto Pasteur, no Brasil, em espaços urbanos, o principal transmissor da raiva para o homem é o cão, seguido do gato. Em espaços rurais é o morcego. O último caso de raiva animal em Campinas foi registrado em 1999, em um gato. No entanto, o vírus rábico ainda circula na cidade em morcegos. Trata-se do no ciclo aéreo da doença, informa a Vigilância em Saúde.

Volta ao índice de notícias