SAMU passará a atender chamados de forma regionalizada

03/07/2012

Autor: Marina Avancini

A Prefeitura de Campinas assinou nesta segunda-feira, dia 2 de julho, documento que regulamenta a regionalização do Samu Regional (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O projeto, que esteve em estudo por quatro anos, vai contemplar quatro cidades (Campinas, Indaiatuba, Valinhos e Vinhedo).

O Samu Regional contará com uma central de regulação em Campinas. “As ligações para o 192 das quatro cidades serão desviadas para a central de Campinas, que vai avaliar e qualificar as prioridades”, explica o diretor do Samu do município, José Roberto Hansen. Apesar de a central telefônica ser a mesma, cada cidade terá suas ambulâncias. Para garantir o sucesso do serviço, as linhas telefônicas do Samu Campinas serão ampliadas de oito para 15.

O secretário de Saúde de Campinas, Fernando Luiz Brandão do Nascimento, diz que a regionalização vai desafogar os hospitais da cidade. “ Muitas vezes as ambulâncias de outras cidades trazem pacientes para serem atendidos aqui. Com a central, será possível indicar o local para onde as pessoas devem ser levadas. Em muitos casos, um hospital que atende casos de média complexidade é capaz de resolver”, diz.

Com a regionalização, o repasse de recursos feito pelo Ministério de Saúde ao consórcio somará R$ 670 mil mensais, que serão utilizados para a manutenção dos veículos de socorro. Campinas tem 15 ambulâncias, sendo 12 básicas e três UTIs, e quatro motolâncias.

A regularização do serviço vai fazer com que Indaiatuba, Valinhos e Vinhedo recebam novas ambulâncias do Ministério da Saúde. A primeira será contemplada com três veículos (uma UTI e duas básicas). Valinhos receberá duas ambulâncias - uma UTI e uma básica, e Vinhedo, uma unidade básica.

“O trabalho em rede é uma forma de qualificar os municípios para melhorar o atendimento de urgência”, diz Hansen.

Apesar da assinatura, o serviço entra em vigor apenas em 2013, pois depende de contratações, o que é irregular em ano eleitoral. Para viabilizar o atendimento serão contratados em Campinas um médico, três telefonistas e dois operadores de frota. Cada cidade será responsável pelo pagamento de seu quadro de funcionários.

A cerimônia de assinatura do documento de regionalização contou com a presença dos secretários de Saúde, de Campinas, Fernando Brandão, de Indaiatuba, José Roberto de Stefani, e de Valinhos, Luiz Carlos Fustinoni. E, com as presençad do diretor do Samu, José Roberto Hansen, e do vice-prefeito de Campinas, Francisco Soares de Souza.