Grupo de palhaços leva alegria a pacientes do Mário Gatti

04/07/2012

Autor: Gustavo Bezerra

O som do choro do pequeno Paulo Álvaro Filho, de apenas nove meses, ao sorriso contagiante da criança doente após a chegada da dupla de palhaços da organização Cirurgiões da Alegria muda todo o clima tenso de hospital. O grupo é da cidade de Limeira e visita duas vezes por semana, em período integral - desde 2007, quando foi formalmente criado -, o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.

No Mário Gatti, o intuito do grupo não é só alegrar pacientes, mas também os funcionários do hospital, que quebram a rotina e dão espaço para o sorriso aberto com a troca de piadas já tradicional entre os palhaços.

A mãe de Paulo, Priscila Rosa Proença, de 22 anos, precisou levar o menino ao hospital por conta de uma febre alta. Poucos minutos antes da chegada dos palhaços Kátina Souza e Denis Menezes, Álvaro chorava copiosamente, mas de repente, trocou o choro por um breve sorriso com a entrada dos artistas à sala de espera do Pronto Socorro Infantil (PSI) do Mário Gatti.

''Foi muito importante a presença deles para meu filho. Ele parou de chorar simplesmente com a aparição dos palhaços. Toda ajuda é fundamental para a recuperação dele'', ressalta Priscila.

O palhaço e coordenador geral do grupo Cirurgiões da Alegria, Eliseu Pereira, quer ir além dessas apresentações nos hospitais e montar uma escola voltada exclusivamente para os palhaços, que poderiam aperfeiçoar suas técnicas e, desta forma, evoluir na profissão.

"Nosso objetivo é criar uma escola de palhaços para que eles possam viver apenas disso'', afirma Pereira, que atua há 10 anos na área e conta com orgulho que possui registro de palhaço em sua carteira profissional.

História

A Organização Cirurgiões da Alegria começou, em 2003, com os palhaços voluntários Eliseu Pereira e Kátina de Souza, no Hospital Santa Casa de Limeira, mas foi três anos depois que o projeto realmente saiu do papel e foi fundada a entidade. Já em 2007, as atividades começaram justamente no Mário Gatti e está até hoje, alegrando a todos que trabalham ou passam pelo hospital. Até o fim do ano passado mais de 14 mil crianças, adolescentes e adultos receberam a visita do grupo.

Em 2011 teve o início do projeto Formação e Inclusão Social que visa capacitar jovens de 17 e 22 anos em artes cênicas e na linguagem do palhaço, que neste ano firmou parceria com a Secretaria de Estadual de Cultura e Oficina Regional Carlos Gomes.

Exemplo de sucesso

O palhaço Hugo Delariva conseguiu o ápice da carreira ao entrar na Escola Nacional de Circo, localizada na cidade do Rio de Janeiro, maior referência para esses profissionais. Delariva ficou dez meses na escola circense com uma ajuda de custo de R$ 2 mil ao mês.

Lá, o artista dos Cirurgiões da Alegria conviveu com os melhores palhaços do país, conquistando mais experiência que poderá aplicar no grupo limeirense em sua volta, que deverá ocorrer em algumas semanas. Hugo atende também como Cirurgião Erondi, nome escolhido por ele para atuar como o artista da vida.

Além do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, o Cirurgiões da Alegria realiza o trabalho também no Hospital Humanitária e Unimed, ambos de Limeira, e no Centro Infantil Boldrini, em Campinas. Atualmente, a organização conta com o patrocínio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet, e de mais quatro empresas privadas, a Galzerano, Cerâmica Carmelo Fior, Unimed e Mahle.

Serviço:

Cirurgiões da Alegria no Mário Gatti

Segundas-feiras - das 9h às 16h, na Oncologia (adulto)

Terças-feiras - das 9h às 16h, no Pronto Socorro Infantil (PSI)

Contato para patrocínio

Sede: Rua Manoel Toledo Arruda, 276 - Jd. Nova Europa, Limeira