Saúde inaugura Clínica de Imagens na Poli 3 e amplia oferta de exames

04/07/2012

Autor: Marina Avancini

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou nesta terça-feira, dia 3 de julho, a Clínica de Imagens da Policlínica 3. Junto com a nova clínica, foram entregues o espaço do prédio que passou por reforma e a nova sala de coleta de exames laboratoriais. Com o novo espaço, a rede de saúde da cidade passa a disponibilizar o exame de ecocardiograma, até então disponível apenas em hospitais.

Com as novas obras, a unidade passa a realizar exames de eletroneuromiografias, testes ergométricos, ecocardiogramas e eletroencefalogramas. Os raios-x simples e as ultrassonografias, que estavam sendo efetuados na Policlínica 2, e os exames laboratoriais agendados (curva glicêmica, coagulograma e RNI) , que estavam acontecendo em duas salas emprestadas do Centro de Saúde Faria Lima, passaram a ser feitos nas novas instalações.

O prédio teve as salas de recepção e de espera ampliadas, ganhou um banheiro para portadores de necessidades especiais e área de coleta de exames laboratoriais com sala de espera e sanitários independentes. Houve troca de piso e construção de um espaço para almoxarifado e arquivo morto.

De acordo com a coordenadora da Policlínica 3, Valéria Cristina Figueiredo, os novos serviços vão beneficiar, principalmente, os pacientes de cardiologia e neurologia.

"O novo Centro de Imagens vai oferecer mais exames para a comunidade e, com isso, diminuir a fila de espera", afirma o secretário de Saúde de Campinas, Fernando Brandão. O vice-prefeito e secretário municipal de Trabalho e Renda, Francisco Soares de Souza, participou da cerimônia de inauguração.

Exames

Atualmente, a nova Clínica de Imagens realiza 56 raios X por dia, 348 ultrassons por semana, 12 eletroneuromiografia por semana, 130 eletroencefalogramas por mês, 120 ecocardiogramas por semana e 28 testes ergométricos por semana.

Em março deste ano, parte do prédio da Policlínica 3 foi atingida por um alagamento depois do rompimento de uma tubulação. Na ocasião, as atividades foram interrompidas por uma semana. A Policlínica 3 fica na Avenida Faria Lima, 90, no Parque Itália.

Fotos: Rogério Capela