Agendamento de exames deve ser retomado na próxima semana

06/07/2012

Autor: Marina Avancini

O agendamento de exames no Laboratório Municipal de Campinas, que funciona no Complexo Hospitalar Ouro Verde, deve ser retomado na próxima semana. A marcação foi suspensa no final de junho para garantir a análise e divulgação dos resultados dos exames que estavam acumulados.

De acordo com o diretor de Saúde, Edison Silveira, os procedimentos que estavam acumulados no Laboratório Municipal foram completamente absorvidos.

O acúmulo aconteceu em razão da greve de 21 dias dos servidores municipais, em maio deste ano, e também pelo fato de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo Ministério Público ter determinado a demissão de 16 funcionários do local contratados por meio do Programa da Saúde (PSF) do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. Atualmente, esses funcionários cumprem aviso prévio e têm uma jornada de trabalho 2 horas menor do que a normal. Além disso, outros três funcionários do PSF quiseram deixar seus postos.

“Agora vamos readequar o atendimento de acordo com a jornada de trabalho dos funcionários e, dessa forma, retomar gradativamente o atendimento”, explica Silveira.

MP

A Secretaria de Saúde pediu ao Ministério Público a prorrogação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que os funcionários do PSF possam trabalhar normalmente até o final do ano.

“No segundo semestre realizaremos um concurso para contratação de pessoal. No entanto, essas pessoas não poderão assumir os cargos em razão da lei eleitoral”, afirma o secretário de Saúde de Campinas, Fernando Brandão. A Secretaria aguarda uma posição do Ministério Público.

Suspensão

Durante o período de suspensão e reagendamento dos exames, os casos de emergência foram realizados normalmente, de acordo com triagem dos médicos dos centros de saúde – em gestantes, acidentes de trabalho e da Vigilância em Saúde (suspeitas de dengue, meningite, entre outras). Os exames vindos das especialidades também foram realizados.

O laboratório municipal de Campinas é o maior da América Latina e realiza, em média, 18 mil exames por dia.