Campanha contra pólio atinge 83,1% da meta

10/07/2012

Autor: Diego Geraldo

A Campanha de Vacinação contra a poliomielite está encerrada em Campinas e imunizou, até a quinta-feira, dia 5 de julho, 56.178 crianças, número que corresponde a 83,15% das 67.559 do total de crianças menores de 5 anos que necessitam da vacina e residem no município.

Apesar do encerramento da Campanha, que neste ano ocorreu em apenas uma etapa, a vacina continua disponível e todas as crianças menores de cinco anos devem receber as gotinhas.Os pais devem levar as crianças nesta faixa etária até um dos 63 centros de Saúde para receber a vacina. Para informações é necessário procurar a unidade que fica mais próxima a sua casa ou telefonar para o número 156.

Em 2011, durante a primeira etapa da campanha que até então ocorria em duas fases, Campinas vacinou 65.648 crianças, cobrindo 97,17% da população dentro da faixa etária e, durante a segunda etapa, 58.380 crianças, uma cobertura de 86.91%.

Erradicada

A paralisia infantil está erradicada no Brasil. O último caso da doença registrado no país foi em1989 e, no estado de São Paulo, em 1988. Mas, em algumas regiões do mundo, ela ainda existe. Entre 2007 e 2012, 35 países registraram casos de poliomielite, sendo que três deles ainda são considerados endêmicos: o Afeganistão, a Nigéria e o Paquistão.

Como são países com os quais o Brasil mantém relações comerciais e, com alguns deles, há fluxo migratório de pessoas, é necessário manter as campanhas de vacinação, única maneira de impedir a reintrodução da doença no país.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada etransmitida por um vírus (o poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral.

Volta ao índice de notícias