Campanha de Vacinação contra Poliomielite é estendida até dia 13

11/07/2012

Autor: Diego Geraldo

A Secretaria de Estado da Saúde enviou uma orientação de prorrogação da Campanha de Vacinação contra Poliomielite até 13 de julho para as cidades que ainda não atingiram a meta de 95%. Como até 5 de julho Campinas havia alcançado 83,15% da meta, a campanha será estendida na cidade até a data.

Das 67.559 crianças menores de cinco anos que devem ser vacinadas, 56.178 receberam as gotinhas. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Brigina Kemp, afirma que os pais não devem deixar passar a oportunidade. "É sempre importante manter o carteira de vacinação atualizada. Por isso, mesmo quem já vacinou em outro período ou campanhas, deve procurar o centro de saúde mais próximo ou telefonar para imunizar suas crianças, ou ligar para o 156", explicou.

Em 2011, durante a primeira etapa da campanha que até então ocorria em duas fases, Campinas vacinou 65.648 crianças, cobrindo 97,17% da população dentro da faixa etária e, durante a segunda etapa, 58.380 crianças, uma cobertura de 86.91%. Neste ano, a Campanha é realizada em apenas uma etapa.

Erradicada

A paralisia infantil está erradicada no Brasil. O último caso da doença registrado no país foi em1989 e, no estado de São Paulo, em 1988. Mas, em algumas regiões do mundo, ela ainda existe. Entre 2007 e 2012, 35 países registraram casos de poliomielite, sendo que três deles ainda são considerados endêmicos: o Afeganistão, a Nigéria e o Paquistão.

Como são países com os quais o Brasil mantém relações comerciais e, com alguns deles, há fluxo migratório de pessoas, é necessário manter as campanhas de vacinação, única maneira de impedir a reintrodução da doença no país.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada é transmitida por um vírus (o poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral.

Volta ao índice de notícias