Saúde retoma exames de alto custo e de especialidades

11/07/2012

Autor: Marina Avancini

A Secretaria de Saúde de Campinas vai retomar até a próxima quinta-feira, 12 de julho, o agendamento dos exames de alto custo (aqueles que são realizados em pessoas que precisam de medicamentos gratuitos) e de especialidades. Os exames de rotina ainda não têm data para voltarem a ser agendados.

Os 63 Centros de Saúde de Campinas foram comunicados da retomada dos serviços na manhã desta quarta-feira, dia 11 de julho. A expectativa é de que todos cumpram a determinação até quinta-feira, 12 de julho.

Os pacientes que precisam agendar exames devem procurar os centros de saúde para realizar o agendamento. Todos os materiais coletados para exames das unidades de saúde são analisados no laboratório municipal de Campinas, que funciona no Complexo Hospitalar Ouro Verde e é o maior da América Latina, realizando em média, 18 mil exames por dia.

De acordo com o diretor de Saúde, Edison Silveira, o atendimento será retomado gradativamente. "Vamos avaliar a situação para retomar os serviços sem prejudicar a população", diz.

A marcação foi suspensa no final de junho para garantir a análise e divulgação dos resultados dos exames que estavam acumulados. Neste período, apenas os exames de especialidades que tinham urgência e os casos de emergência foram realizados normalmente, de acordo com triagem dos médicos dos centros de saúde - em gestantes, acidentes de trabalho e da Vigilância em Saúde (suspeitas de dengue, meningite, entre outras).

O acúmulo aconteceu em razão da greve de 21 dias dos servidores municipais, em maio deste ano, e também pelo fato de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público ter determinado a demissão de 19 dos 60 funcionários do local contratados por meio do Programa da Saúde (PSF) do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. Atualmente, 16 funcionários cumprem aviso prévio e têm uma jornada de trabalho 2 horas menor do que a normal. Outros três funcionários do PSF quiseram deixar seus postos.

Os procedimentos que estavam acumulados no laboratório municipal foram completamente absorvidos na semana passada.

MP

A Secretaria de Saúde pediu ao Ministério Público a prorrogação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC ) para que os funcionários do PSF possam trabalhar normalmente até o final do ano.

"No segundo semestre realizaremos um concurso para contratação de pessoal. No entanto, essas pessoas não poderão assumir os cargos em razão da lei eleitoral", afirma o secretário de Saúde de Campinas, Fernando Brandão.

A Secretaria aguarda uma posição do Ministério Público.