Conselheiros distritais cobram providências da Secretaria de Saúde

13/07/2012

Autor: Marco Aurélio Capitão

Conselheiros dos cinco distritos municipais de saúde de Campinas, reunidos na noite desta quarta-feira, 11 de julho, no Salão Vermelho da Prefeitura, participaram de uma Plenária Ampliada com o objetivo de mobilizar usuários, trabalhadores e gestores da saúde para um enfrentamento conjunto da atual crise da saúde no município.

No encontro, após uma rodada de pronunciamentos, que incluiu a participação do diretor municipal de saúde, Edson Martins da Silveira, foi elaborado um relatório com uma série de providências que serão levadas à Executiva do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e à Secretaria Municipal de Saúde. Esse relatório voltará a ser discutido na sessão ordinária do CMS no próximo dia 25 de julho.

Como consta na lista de providências listadas na plenária desta quarta-feira, o CMS se incumbiu de acompanhar o processo de demissão e reposição dos trabalhadores do Cândido. A Secretaria Municipal de Saúde, por sua vez, deverá capacitar os trabalhadores recém-chegados, garantir que não haverá terceirização e, ainda, repor em caráter emergencial os servidores já demitidos, de forma integral.

Em suas falas, os representantes distritais advertiram para a existência, na Prefeitura de Campinas, de um projeto de privatização dos serviços públicos. Essa hipótese se justifica, segundo os conselheiros, pela demissão dos trabalhadores do Cândido Ferreira sem que a Prefeitura contasse com pessoas concursadas para reposição.

Convênio prorrogado

Na ocasião, Edson Martins da Silveira informou o plenário que a Secretaria Municipal de Saúde vai suspender as demissões dos funcionários contratados pelo convênio com o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. Conforme detalhou, o secretário municipal de saúde Fernando Brandão, junto com o prefeito Pedro Serafim, estão propondo ao Ministério Público que o convênio se estenda até o início de 2013, que é quando os trabalhadores concursados terão condições de substituir os demitidos.

Visitem nosso blog

www.cmsaudecampinas.wordpress.com