Prefeitura assina TAC que garante construção do Instituto da Mulher

13/07/2012

Autor: Diego Geraldo e Marina Avancini

A Prefeitura Municipal de Campinas assinou nesta quinta-feira, 12 de julho, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que garante a construção do Instituto da Mulher. O instituto vai funcionar em uma área municipal de 9.914 metros quadrados, localizada na Avenida das Amoreiras, no Parque Itália.

O TAC foi assinado com o Ministério Público (MP), pois o local escolhido faz parte de uma grande gleba municipal que precisava ser desmembrada para atender as condições da Caixa Econômica Federal (CEF). Com o acordo, o município terá 18 meses para regularizar a área, enquanto constrói o instituto.

Para o secretário de Saúde, Fernando Brandão, a dedicação do corpo jurídico da Administração e do Ministério Público foi fundamental para o destravamento. "O Jurídico da Prefeitura entendeu o problema, a importância da obra, e trabalhou com muita eficiência para avançarmos esta etapa que bloqueou a construção do instituto", comentou Brandão.

O secretário de Assuntos Jurídico, Manuel Carlos Cardoso, agradeceu o esforço do MP. "Muitas pessoas dizem que o MP trava as coisas, que atrapalha. Mas trabalhamos com uma Promotoria que nos entende e nos apoia naquilo que é bom para a cidade", destacou Cardoso.

Atendimento

O Instituto da Mulher vai contar com ambulatórios de mastologia, patologia cervical (câncer de colo de útero), endocrinologia em menopausa, urologia ginecológica, cirurgia ginecológica, posto de?coleta de leite humano, sexologia, fisioterapia voltada à área da mulher,?acupuntura,?serviço de planejamento familiar e um Centro Cirúrgico tipo Hospital Dia para cirurgias de pequeno porte. ?

O objetivo é agilizar e complementar o atendimento dos centros de saúde, que muitas vezes precisam encaminhar pacientes para o Hospital Celso Pierro,da PUC-Campinas e para o Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), da Unicamp.

O instituto também terá espaço para?programas de promoção à saúde, que servirão como modelos para a atenção básica, além de prestar serviços voltados para o público feminino, como?dar informações?sobre os vários programas já existentes no município,?geração de renda, banco da mulher, coordenadoria da mulher, assistência jurídica, habitação, delegacia da mulher, entre outros.

As obras do novo local de atendimento à mulher devem ser concluídas em até um ano e meio. O projeto e a planta da unidade foram aprovados pelo Ministério?da Saúde em 2009/2010

Mulher

A estimativa é que 50% da população de 552.766 mulheres campineiras sejam atendidas na rede básica de saúde, que está fundamentada no Programa de Saúde da Família (PSF) e que possui mais de 100 equipes distribuídas pelas 63 centros de saúde.

Estes serviços geram 18 mil consultas anuais para as áreas de especialidades da saúde da mulher implantadas na rede municipal de saúde: patologia cervical; mastologia; planejamento familiar; pré-natal de alto risco; violência sexual e banco de leite humano.?Eles funcionam em policlínicas, de forma descentralizada. As demais necessidades em especialidades são atendidas por meio do Caism, da Unicamp e Celso Pierro, da PUC-Campinas.