Especialista do Mário Gatti alerta para o risco de câncer de boca

19/07/2012

Autor: Gustavo Bezerra

O especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Eder Magno Ferreira de Oliveira, faz alerta à população sobre o risco eminente do câncer de boca. Oliveira participou no último mês de junho, da publicação do artigo sobre a doença no Caderno de Saúde, do Ministério da Saúde e se tornou referência nacional.

O artigo traz discussões da política pública voltada para o controle do câncer de boca, crescente nos últimos anos no país. Segundo o especialista, fumantes e alcoólatras são mais propensos a terem a doença.
“A primeira medida é procurar um profissional da área e realizar uma avaliação preventiva. Lembrando que o tabagismo e o alcoolismo são os fatores que mais causam risco de ter a doença. Principalmente os pacientes que fumam ou bebem há mais de 10 anos“, fala.
O paciente Gorge Rodrigues da Silva, 56, apresentou quadro de câncer na boca em agosto de 2008 e, até maio deste ano, passou por tratamento no setor de Oncologia do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. A partir de agora, o paciente precisa voltar ao hospital a cada seis meses para ser avaliado. Gorge fumou por longos 36 anos, mas diz que parou de fumar há alguns anos.
“Eu realmente parei de fumar e beber, mas foi tarde demais. Se eu pudesse voltar no tempo com certeza não fumaria, tampouco beberia. No começo o jovem acha tudo muito bom, mas depois é que vem a realidade’’, conta Gorge.
Mesmo com o aparente desaparecimento do câncer, o paciente precisa ter cuidado para a doença não se manifestar novamente. “A vigilância tem que ser total até o resto da vida’’, explica a assistente social do Mário Gatti, Elizandra Lara Leite.
Pelo mundo, a incidência de câncer de boca é de cerca de 275 mil casos por ano e 130 mil para o câncer de faringe. No Brasil, no ano de 2010, foram detectados cerca de 15 mil novos casos de câncer de boca.
Constatada preventivamente a doença, o especialista do Mário Gatti diz que as possibilidades de cura são bem maiores. “Com o trabalho de prevenção feito, as chances de cura são de até 90%”, afirma Eder.
Prevenção é o caminho
Os níveis de prevenção de câncer de boca podem ser divididos em três etapas: primário, secundário e terciário. De acordo com o artigo, a prevenção primária visa a ações que possam reduzir a incidência e prevalência da doença.
Antes que a doença se instale, o indivíduo precisa reduzir o tabaco, o álcool e a exposição solar dos lábios. Já para o nível de prevenção secundário, há a necessidade de diagnóstico precoce da doença, em uma fase anterior ao paciente apresentar alguma queixa clínica.
A prevenção terciária visa a limitar o dano, controlar a dor, prevenir complicações secundárias, melhorar a qualidade de vida durante o tratamento, e sempre que possível reintegrar o indivíduo à sociedade, através de reabilitação oral e facial, por exemplo, tornando-o apto a realizar as atividades diárias exercidas anteriormente.
Estrutura de excelência
Em 2007, o Hospital Dr. Mário Gatti recebeu verbas da Coordenação de Saúde Bucal do Ministério da Saúde para a instalação do Programa de Atenção Integral e Multiprofissional ao paciente com Câncer de Boca (PAIM-Boca). O objetivo é oferecer assistência integral ao paciente com diagnóstico de Câncer de Boca.
Para tanto, foram adquiridos novos equipamentos e contratados profissionais para tratamento e reabilitação dos pacientes, como Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Psicóloga, Protesista Buco Maxilo Facial, Cirurgião de Cabeça e Pescoço, Técnica de Saúde Bucal, além da participação da equipe de Cirurgiões Buco Maxilo Facial do próprio hospital.
Foram realizados cerca de 300 procedimentos entre cirurgias e reabilitações buco maxilo faciais. Além disso, profissionais da área de saúde foram capacitados pela equipe multiprofissional para a realização do diagnóstico precoce e manejo do paciente com Câncer de Boca.
Inicialmente previsto para dois anos, o programa está sendo ampliado para ações conjuntas com a área de Oncologia do hospital, visando melhor atendimento também para pacientes que se submetem a Radio e Quimioterapia.
Referência Nacional
Há 21 anos como Cirurgião Dentista Bucomaxilofacial no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Eder Magno Ferreira de Oliveira também é Mestre em Patologia Bucal e Doutor em Implantodontia e diz que ficou muito realizado com a publicação do artigo no Ministério da Saúde.
”Recebi o convite e fiquei muito lisonjeado para trabalhar neste material através da coordenação nacional da Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, em 2009”, conta Eder. Hoje o artigo serve de referência para outros médicos do país inteiro.

Volta ao índice de notícias