Conselho tem pauta cheia na reunião da próxima quarta-feira no Salão Vermelho

19/07/2012

Autor: Marco Aurélio Capitão

Às 18h30 da próxima quarta-feira, no Salão Vermelho da Prefeitura, tem início a sessão ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS) que, entre outras coisas vai deliberar sobre a prorrogação do convênio do Programa de Saúde da Família (PSF) firmado entre a Prefeitura e o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira.

Nessa mesma reunião será feita ainda a apresentação, discussão e votação da continuidade da Comissão de Municipalização do Complexo Hospitalar Ouro Verde, além da discussão, votação e prorrogação do convênio com o Centro Corsini.

Resoluções

Na sessão ordinária desta quarta-feira também serão discutidas e votadas as Resoluções 11 e 12. A primeira dispõe sobra a normatização do encaminhamento e votação das moções apresentadas nas reuniões do CMS. A segunda dispõe sobre a normatização das atas das reuniões do Conselho.

De acordo com a Resolução 11/2012, toda proposta de moção a ser discutida no plenário deverá ser entregue à Mesa Diretora por escrito, com apoio de, no mínimo dez conselheiros titulares ou suplentes. Em seguida a moção redigida será submetida à discussão e votação pelo pleno, na mesma reunião em que for apresentada.

Uma vez aprovada por maioria simples, a moção será encaminhada pela Secretaria Executiva às pessoas interessadas e, na sequência, publicada no Diário Oficial do Município, com a assinatura do presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Já a resolução 12/2012, que trata da normatização das atas, em seu Artigo 1º dispensa a repetição da relação nominal dos conselheiros presentes, podendo a mesma ser substituída pela lista de presença original da reunião, que deverá ser colada no livro ata. O Artigo 2° dessa mesma resolução regulamenta que somente haverá transcrição integral da fala dos conselheiros quando isso for essencial para a compreensão do debate ou quando o interlocutor assim solicitar, no início de sua manifestação.

Por fim, no Artigo 4º da resolução 12/2012 fica estabelecido que todas as reuniões do Conselho Municipal de Saúde terão seu áudio gravado em formato digital, devendo o arquivo ser disponibilizado para download por qualquer pessoa interessada, por corresponder a um registro público.

Volta ao índice de notícias