Saúde confirma 9 casos de H1N1 neste ano

20/07/2012

Autor: Diego Geraldo

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) confirmou nesta sexta-feira, dia 20 de julho, mais três casos de síndrome respiratória aguda causada por H1N1 em Campinas. Agora, a cidade passa a ter nove casos da doença em 2012.

Os novos casos são de três crianças de seis meses, um ano e dois meses e dois anos e todos estão hospitalizados. A Covisa ainda está apurando se eles receberam a vacina. Dos outros casos, somente uma adolescente de 16 anos continua internada em estado estável.

Neste ano foram notificados 69 casos com síndrome respiratória aguda no primeiro semestre, sendo nove confirmados para vírus da gripe H1N1, três confirmados como gripe por outro tipo de vírus, 45 descartados e 12 exames em processo de análise no Instituto Adolfo Lutz.

Vacinação

Apesar do fim da campanha, a vacina contra a gripe ainda está disponível nos 63 centros de saúde da cidade. A prevenção é trivalente e imuniza contra os vírus A (H1N1 e H3N2) e B.

Devem ser vacinadas as pessoas com mais de 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, gestantes, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas. As crianças devem tomar a segunda dose e, para isso, os pais devem levá-las a uma unidade de saúde.

A vacinação contra a gripe é segura, eficaz, não transmite o vírus e é um dos meios de proteger este grupo de risco contra complicações que a doença pode trazer, como pneumonias. Ela causa ainda impacto na diminuição das internações hospitalares.

De acordo com o médico sanitarista André Ribas Freitas, os três tipos de vírus da gripe podem causar doença grave. "Além da vacina para os grupos de risco, é importante ter cuidados básicos, como lavar as mãos quando estiver em locais públicos e, ao chegar em casa, evitar contato das mãos com a boca e o nariz e evitar aglomerações", afirma.

Ele alerta que o serviço de saúde deve ser procurado nos casos de febre, principalmente se acompanhada de tosse e/ou dor de garganta.

Volta ao índice de notícias