Saúde garante atividades para hipertensos e diabéticos

23/07/2012

Autor: Amanda Romero

Cerca 10% da população campineira é diabética e 20% é hipertensa e o acompanhamento e controle adequado para os portadores dessas doenças é fundamental para a manutenção da qualidade de vida. Os serviços de saúde pública de Campinas oferecem à população um grupo especial com atividades diferenciadas para melhorar a qualidade de vida desses pacientes, estimulando os mesmos a adquirir novos hábitos que possam minimizar o uso da medicação.

“Temos grupos de apoio nos centros de saúde que oferecem atividades como Lian Gung, Tai Chi Chuan e caminhada. Além de grupos de grupos de hipertensos e diabéticos em algumas unidades”, afirma a coordenadora da saúde do adulto e do idoso de Campinas, Jane Emidio Dias.

Campinas oferece a este grupo assistência especializada. Os 63 centros de saúde de Campinas, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), são a porta de entrada para uma avaliação e para o tratamento da hipertensão e da diabetes. As duas doenças, em longo prazo, trazem aos pacientes diversas complicações.

O tratamento para hipertensão e para a diabetes é contínuo e individualizado, devendo ser assistido por um médico. Um hipertenso controlado deve, no mínimo, ir ao centro de saúde quatro vezes ao ano para se consultar e só alterar a medicação com orientação do seu médico.

Hipertensão

A hipertensão é uma doença silenciosa, em alguns casos o hipertenso não apresenta sintomas visíveis até que ela se torne mais grave. Com medidas acima de 140 por 90 mmHg o paciente já pode ter os indícios de que sua pressão está em descontrole, e apresentar dores de cabeça, dores na nuca, tontura e epilepsia focal (enxergar pontinhos e estrelinhas na visão). Quanto mais rápido o diagnostico e tratamento menos complicações o paciente terá.

Calcula-se que somente 10% dos hipertensos fazem acompanhamento.

Diabetes

Já o diabético, se controlado, é orientado a comparecer, em média, para quatro consultas de rotina ao ano. Em Campinas, as unidades de saúde têm cinco tipos diferentes de medicamentos usados para controlar a pressão arterial e podem ser retirados gratuitamente.

Segundo a coordenadora Jane Emídio Dias, pessoas que já tenham histórico familiar de hipertensão, sejam diabéticas, obesas, tenham algum problema renal ou de circulação devem, desde a infância, manter uma rotina de exercícios e ter uma dieta saudável, evitando alimentos industrializados.

Alimentação

Hábitos alimentares ruins com forte presença de comidas industrializadas e o sedentarismo estão entre os motivos de esse índice ser elevado.

A população tem consumido cada vez mais alimentos prontos e industrializados (até mesmo os sucos), que contém teor de sódio e gorduras monossaturadas muito altos, substancias que devem ter a ingestão controlada pelos hipertensos e pelos diabéticos. “O valor ideal do consumo de sódio diário é de 5 gramas, mas o brasileiro tem consumido mais de 12 gramas diariamente”, afirma a coordenadora Jane.

Medicamentos

Todos os hipertensos ou diabéticos que são atendidos em centros de saúde, nas clinicas particulares de Campinas ou na Unicamp conseguem retirar os medicamentos usados no tratamento gratuitamente nas unidades da Farmácia Popular e conveniadas no programa e, também nesses mesmos centros de saúde. Para isso basta que o paciente solicite ao médico responsável pelo seu acompanhamento o preenchimento de um protocolo, o qual será anexado com cópia dos seguintes documentos do paciente: RG, CPF, comprovante de residência, cartão SUS e receita médica em duas vias.

O paciente deve se dirigir às farmácias populares ou centros de saúde, onde essa documentação será analisada na hora e, se correta, ele já saí com a medicação em mãos. É necessário fazer a renovação da documentação a cada três meses.

Volta ao índice de notícias