Baixa umidade do ar inspira cuidados com a saúde

23/07/2012

Autor: Juliana Perrenoud

A baixa umidade do ar registrada em Campinas durante a semana coloca a saúde em alerta e inspira cuidados. Com o ar mais seco, adultos e crianças ficam vulneráveis aos incômodos, como garganta e nariz ressecados, e às viroses típicas dessa época do ano.

O médico pediatra e diretor técnico do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Wilson Norato, garante que atitudes simples podem proteger e minimizar esses sintomas.

Dentre as recomendações, ingerir líquidos e colocar uma bacia com água dentro dos quartos durante a noite são as mais importantes. Ele pede cuidado com os umidificadores, que não devem permanecer ligados por muito tempo para não causarem mofo nas paredes, prejudiciais à saúde.

“Nas crianças, umidificar o nariz com soro fisiológico evita o ressecamento e possíveis sangramentos. A inalação caseira, também com soro, é outra boa solução”, recomenda Norato.

A mãe de Igor, de dois anos, já sabe de todas as recomendações. “Coloco uma toalha úmida no quarto do bebê”, conta Ivani de Campos. Ainda assim, como a criança é alérgica, acaba tendo de recorrer à inalação. “É só começar o inverno que preciso correr com ele para o Hospital”, conclui.

O médico lembra que é importante evitar locais de grande aglomeração, como shoppings, onde circulam muitos vírus.

Volta ao índice de notícias