Saúde substitui médicos que deixaram a rede

26/07/2012

Autor: Diego Geraldo e Marina Avancini

A Secretaria de Saúde de Campinas está providenciando a substituição dos médicos contratados pelo Programa de Saúde da Família (PSF) do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira que deixaram a rede neste mês. As demissões aconteceram para cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que determinou o desligamento de 1.311 funcionários até 2 de agosto.

No último dia 23, a Prefeitura de Campinas e o Ministério Público assinaram a prorrogação do documento e garantiram a permanência de 682 pessoas até 13 de março de 2013. Apesar disso, alguns funcionários que já cumpriam aviso prévio optaram por deixar seus postos.

As substituições devem acontecer até a primeira quinzena de agosto. Os postos serão preenchidos por médicos aprovados em concursos e também por meio do convênio com o Cândido Ferreira. Neste caso o TAC permite que a Administração reponha os profissionais por intermédio do Programa de Saúde da Família. O edital de contratação do Cândido Ferreira será publicado no próximo domingo, 29 de julho, e as contratações serão imediatas.

Para suprir eventuais lacunas, a Pasta atende à demanda com horas extras e remanejamento de pessoal. No entanto, admite que a saída dos profissionais pode afetar o atendimento da rede. “É possível que a espera seja um pouco maior nos casos de menor complexidade. Nessas situações, é recomendável que os pacientes evitem os pronto-atendimentos, que priorizam as situações de urgência, e procurem os Centros de Saúde mais próximos de suas casas ”, afirma o secretário de Saúde de Campinas, Fernando Brandão.

O secretário garante que não haverá nenhum tipo de risco para a população. “Os atendimentos dos casos mais graves estão garantidos”, diz.

Farmácia Popular

A Farmácia Popular do bairro Guanabara também foi afetada pela saída dos funcionários e está temporariamente fechada. As pessoas atendidas no local devem se dirigir à Farmácia Central, na Rua Ferreira Penteado, 854. Funcionários concursados que foram convocados para assumir as duas farmácias estão em treinamento na unidade do centro. A farmácia do Guanabara deve ser reaberta na primeira quinzena de agosto, quando a equipe estiver completa e treinada.

É importante que os usuários fiquem atentos para as opções: o município tem o apoio de 96 farmácias particulares credenciadas no programa “Aqui tem Farmácia Popular”. Desse total, três funcionam no Guanabara. No programa, o usuário encontra preços semelhantes aos oferecidos pelas unidades públicas, inclusive gratuidade nos medicamentos de diabetes, hipertensão e asma. Além disso, os 63 Centros de Saúde de Campinas distribuem os remédios.

Laboratório

Com a prorrogação do TAC, o laboratório municipal retomou seus exames de rotina e voltou a operar com 100% de sua capacidade – 18 mil exames por dia. Os exames podem ser agendados nos centros de saúde. O laboratório municipal é o maior da América Latina.

Volta ao índice de notícias