Vigilância em Saúde de Campinas tem nova coordenadora

26/07/2012

Autor: Diego Geraldo e Marina Avancini

A enfermeira sanitarista Brigina Kemp assumiu a diretoria da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria de Saúde de Campinas na manhã desta quinta-feira, dia 26 de julho. A cerimônia foi realizada no Salão Vermelho da Prefeitura.

Ela assume o lugar da enfermeira sanitarista e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Maria Filomena de Gouveia Vilela, que respondeu pela direção da Covisa desde dezembro de 2007 e pediu o afastamento para assumir novos desafios.

A cerimônia, aberta pelo secretário de Saúde de Campinas, Fernando Brandão, contou a com a presença de representantes das vigilâncias em Saúde (Visa) das cinco regiões da cidade (Norte, Leste, Sudoeste, Sul e Noroeste) e foi marcada pela apresentação do Relatório do Seminário sobre Modelo e Estratégias de Vigilâncias em Saúde de Campinas, que traz uma proposta de modernização.

"Saí da Vigilância em Saúde, mas continuo na Saúde Pública. Quase 30 anos de vida pública me fazem acreditar que esse é mais um momento de transição. Agradeço à Brigina por ter aceito esse desafio", comentou Maria Filomena.

Brigina agradeceu a indicação e disse ser um privilégio assumir o novo cargo. "Tenho uma paixão muito grande pela Vigilância e pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Espero dar continuidade ao trabalho feito até agora com muita força e energia", disse.

Perfil

Brigina Kemp é doutora em Saúde Coletiva pela Unicamp, graduada em Enfermagem, com especialização em Saúde Pública. É funcionária de carreira da Secretaria Municipal de Saúde e integra a equipe gestora da Covisa e do Sistema Municipal de Vigilância em Saúde desde 2001, onde coordenava a área de vigilância epidemiológica.

Covisa

A Covisa tem como missão formular e estabelecer estratégias de implantação/implementação das ações de Vigilância em Saúde, além de planejar e desenvolver projetos, programas e ações de orientação, educação, intervenção e fiscalização. Ela coordena o sistema de Vigilâncias em Saúde da cidade e se divide em três áreas: vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental.

Além disso, a Covisa é responsável por atividades importantes na saúde da cidade, como os programas municipais de controles da dengue e da tuberculose e o programa municipal de DST/Aids. Também responde pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).