Edital de contratação de médicos será publicado neste domingo

27/07/2012

Autor: Marina Avancini

O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira publica neste domingo, dia 29 de julho, o edital de contratação dos médicos que vão ocupar as vagas dos profissionais que deixaram a rede neste mês.

As demissões aconteceram para cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que determinou a demissão de 1.311 funcionários contratados pelo Programa de Saúde da Família (PSF) do Cândido Ferreira até 2 de agosto.

No último dia 23, a Prefeitura e o Ministério Público assinaram a prorrogação do documento e garantiram a permanência de 682 pessoas contratadas, até 13 de março de 2013. Apesar disso, alguns funcionários que já cumpriam aviso prévio optaram por deixar seus postos.

A contratação será imediata, por meio de análise de currículo (neste caso, o TAC permite que a Administração reponha os profissionais por intermédio do PSF).

Além das admissões que serão feitas pelo Cândido Ferreira, a Prefeitura está convocando aprovados em concursos. Esses profissionais devem assumir seus postos até 11 de agosto.

Reflexos

Para suprir eventuais lacunas, a Secretaria de Saúde está atendendo à demanda com horas extras e remanejamento de pessoal. No entanto, admite que a saída dos profissionais pode afetar o atendimento da rede. “É possível que a espera seja um pouco maior nos casos de menor complexidade. Nessas situações, é recomendável que os pacientes evitem os pronto-atendimentos, que priorizam as situações de urgência, e procurem os centros de saúde mais próximos de suas casas”, afirma o secretário de Saúde de Campinas, Fernando Brandão.

O secretário garante que não haverá nenhum tipo de risco para a população. “Os atendimentos dos casos mais graves estão garantidos”, diz.