Semana de Aleitamento Materno terá atividades nos CSs

31/07/2012

Autor: Diego Geraldo

Começa neste dia 1º de agosto a Semana de Aleitamento Materno promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, e que vai contar com atividades nos centros de saúde, capacitação de profissionais e um seminário que encerra as atividades no dia 9 de agosto.

O objetivo principal da semana é apoiar, estimular e propagar para toda comunidade os benefícios do aleitamento materno. A Saúde desenvolve, além da semana, outras atividades visando à mobilização social acerca do aleitamento materno.

O município comemora anualmente o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, em 1º de outubro. As comemorações configuram-se como um importante marketing social capaz de aumentar os índices de aleitamento materno, além de sensibilizar novas doadoras de leite humano.

No dia 3 de agosto, sexta-feira, todos os 63 centros de saúde receberão rodas de conversas com profissionais da unidade e a apresentação de vídeos sobre o tema.

A atividade é voltada aos usuários, servidores públicos, trabalhadores da saúde em geral, docentes e estudante. É necessário verificar a programação em cada unidade.

No dia 8 de agosto, quarta-feira, ocorrerá a capacitação em Shantala, das 8h às 12h no Clube Andorinha, no Jardim Chapadão. A técnica é uma massagem de origem indiana aplicada em crianças com mais de um mês de idade para ajudar no relaxamento e na interação com o bebê.

Fazendo repetições de movimentos e alongamentos, é possível trabalhar a musculatura da criança e as articulações. A atividade será restrita aos profissionais de saúde já inscritos para o evento que depois vão capacitar as mães nas unidades.

O encerramento será no dia 9 de agosto, às 13h30, com o Seminário Municipal de Aleitamento Materno no Salão Vermelho da Prefeitura. Estará presente o coordenador nacional da área técnica de saúde da criança e aleitamento materno, Paulo Vicente Bonilha Almeida, e a coordenadora do Banco de Leite Humano de Marília, Sandra Mendonça Oliveira Domingues.

O evento é voltado aos profissionais de saúde, docentes e estudantes. As inscrições devem ser feitas nos Distritos de Saúde até o dia 6 de agosto.