Mário Gatti adota método moderno de cirurgia de hérnia inguinal

02/07/2013

Autor: -

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, começa a utilizar já a partir do próximo mês uma nova técnica em cirurgias de hérnia inguinal. Trata-se de um sistema moderno de tela de prolene que permite o reparo da hérnia com anestesia local, evitando que o paciente necessite ficar internado e possa receber alta no mesmo dia.

Segundo o coordenador do eixo cirúrgico, Wilson Sérgio Cassin, como não há necessidade de internação, é possível ampliar o numero de cirurgias por mês, já que a patologia é muito prevalente no prontuário de especialidades da unidade hospitalar. Hoje, o Mário Gatti realiza uma média de 16 procedimentos mensais, sendo a grande maioria crianças com idades entre cinco e nove anos e adultos com idades entre 50 e 70 anos.

A utilização da tela de prolene se tornou método de escolha dos maiores centros cirúrgicos do mundo nos últimos dez anos. Cassin explica que o método é mais seguro que o convencional. “A técnica apresenta menor índice de complicações pós operatórias, recorrência ou sintomas em longo prazo” garante.

Antes de iniciar a utilizar a nova ferramenta cirúrgica, médicos e residentes das especialidades médicas vão passar por uma capacitação teórica e pratica sobre o método.

Causas

A hérnia inguinal ocorre na região da virilha, provocada pelo deslocamento do conteúdo abdominal por um orifício natural ou acidental. O caso pode ser bilateral, quando ocorre dos dois lados, ou unilateral, quando ocorre só de um lado. Esforço físico extremo pode culminar na hérnia inguinal que se manifesta inicialmente, em geral, com um carocinho na região da virilha.

De acordo com pesquisas médicas, além do esforço físico extremo, a obesidade, o cigarro e o álcool também são prejudiciais, pois aumentam a pressão abdominal e podem desencadear as hérnias em quem já tem predisposição à doença.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, o problema acumulou 80 mil afastamentos trabalhistas em 2010 e ocupou o terceiro lugar na lista de doenças que mais comprometem a profissão no país.

Volta ao índice de notícias