Ações contra a gripe em Campinas são intensificadas pela Prefeitura

05/07/2013

Autor: -

A Prefeitura de Campinas se antecipou à orientação do Ministério da Saúde e, desde o começo de maio deste ano, vem ampliando o acesso da população da cidade ao antiviral oseltamivir (nome comercial Tamiflu), medicamento usado no tratamento da gripe.

Essa é uma das ações de combate à doença que a Secretaria Municipal de Saúde intensificou. A vacina, que protege contra as complicações causadas pela gripe, está disponível nos 63 centros de saúde do município para os grupos considerados prioritários.

Além disso, uma campanha educativa voltada para a população foi desenvolvida. Também foi realizada uma atualização dos médicos das redes pública e privada sobre a situação da doença e as formas de tratamento.

A vacina é segura, não transmite o vírus e é um dos meios de proteger pessoas mais suscetíveis a desenvolver complicações que a doença pode trazer, como pneumonias. A vacinação também implica na diminuição das internações hospitalares. A dose tem que ser repetida todos os anos porque, a cada período, é preparada para prevenir contra os vírus que estão em circulação no momento. Este ano, a vacina foi preparada contra os vírus A (H1N1 e H3N2) e B.

De acordo com André Ribas Freitas, médico epidemiologista do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) da Secretaria de Saúde de Campinas, os três tipos de vírus da gripe podem culminar com doença grave.

Tratamento

A gripe, chamada tecnicamente de influenza, é uma infecção causada por vírus, que afeta o sistema respiratório, atingindo nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o vírus direto à boca, olhos e nariz.

A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração até formas graves e complicadas. A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade, como idosos e crianças e portadores de doenças crônicas.

Ribas Freitas explica que o tratamento da doença é feito com o medicamento oseltamivir, que neste ano teve a distribuição ampliada e está disponível gratuitamente em todos os CS da cidade e 24h nos prontos-socorros dos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde. Para retirar o remédio é preciso apresentar receita médica assinada por profissional das redes pública ou privada.

O tratamento deve ser iniciado mesmo antes da confirmação da doença por exames laboratoriais. “Os pacientes que, além dos sintomas, tiverem falta de ar, devem ser internados e tratados com o oseltamivir”, explica Freitas. Ele acrescenta que o medicamento também pode ser indicado para pessoas que não estão no grupo de risco e não apresentam a doença de forma grave.

Até 19 de junho, o estado de São Paulo registrou 241 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pelo vírus da gripe, sendo 215 por H1N1. O estado confirmou 1.367 casos de SRAG por gripe, sendo 1.108 por H1N1.

Em Campinas, até 3 de julho, foram confirmadas dez mortes por H1N1. A cidade tem 43 casos de Síndrome Respiratória Grave causada pelo vírus Influenza, sendo 38 por H1N1, um por H3N2 e quatro por Gripe B.

“Neste ano, a circulação do vírus da gripe começou mais cedo, entre seis a oito semanas antes do período verificado em anos anteriores. O normal é os casos começarem a aparecer no começo de junho”, diz Freitas.

Cuidados

Além da vacina, é importante que todas as pessoas tenham cuidados básicos para evitar a gripe, como lavar as mãos com água e sabão quando estiver em locais públicos, ao chegar em casa, depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro e antes de comer. Também é preciso usar lenços descartáveis e evitar aglomerações e o contato das mãos com a boca e o nariz.

O epidemiologista alerta que o serviço de saúde deve ser procurado nos casos de febre, principalmente se acompanhada de tosse e/ou dor de garganta.

Ações

A Secretaria de Saúde de Campinas reforçou o enfrentamento da gripe na cidade com uma campanha de informação e mobilização social com peças publicitárias que incluem spots de rádio, busdoors, cartazes e outros dispositivos com mensagens para o público em geral, médicos e outros profissionais de saúde.

Em junho, profissionais do Devisa realizaram uma capacitação para 230 médicos das redes pública e privada e, assim, reforçar a rede de prevenção e tratamento.