Semana de Aleitamento Materno pretende sensibilizar doadoras

25/07/2013

Autor: -

A Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada de 1º a 7 de agosto, será marcada por uma campanha de sensibilização das mães que podem se tronar novas doadoras. Isso porque o Banco, que é referência para Campinas e outras 20 cidades, está distribuindo mais leite do que é arrecadado.

Em maio, por exemplo, foram doados 22 litros e distribuídos 33. A situação se estende nos meses de férias e durante o inverno. Em junho, o registro mostra que apenas 12,3 litros foram arrecadados, enquanto 49,5 litros foram destinados aos bebes que necessitavam do alimento. Assim, 37,2 litros acabaram sendo retirados diretamente do estoque sem que fossem repostos integralmente.

Para reverter essa situação e garantir que todos os bebês recebam a quantidade ideal de leite materno, o Banco de Leite necessita de novas doadoras. Para doar, basta que a lactante seja saudável, amamente o próprio filho e produza uma quantidade excedente de leite. Atendendo a essas exigências, a mãe recebe orientações sobre a coleta e estocagem do leite humano em sua própria casa.

O Centro de Lactação faz o cadastro e o agendamento de uma visita domiciliar, na qual é entregue o kit de doação (frasco estéril, touca e máscara) e a mãe fornece o cartão pré-natal e/ou exames (hemograma e sorologias) realizados durante a gestação. Semanalmente, o Banco de Leite irá a casa da lactante para deixar um novo kit de doação e recolher os frascos com o leite doado congelado.

Quem desejar ser uma doadora deve entrar em contato com o Banco, pelo telefone 3306-6039.

Exposição

A Maternidade de Campinas, durante a semana mundial, irá expor pelos corredores da unidade diversas obras de arte, feitas pelos seus funcionários, com tema amamentação. A ideia é chamar a atenção das pessoas que passarem pelo local para a importância do ato.

A instituição ainda convida os profissionais da área de saúde pública e privada para assistirem a uma palestra sobre o tema com o pediatra e professor da Unicamp, Dr. José Martins Filho. O evento gratuito acontecerá no dia 2 de agosto, sexta-feira, no Anfiteatro 1, localizado dentro da Maternidade, na Avenida Orosimbo Maia, número 165. O encontro será aberto com um café da manhã, às 8h30. Não é necessário fazer inscrição prévia.


Crédito da Foto: Carlos Bassan
Mãe sendo orientada durante amamentação

Crédito da Foto: Carlos Bassan
Leite sendo estocado no Banco de Leite da Maternidade de Campinas

Volta ao índice de notícias