Intensificação de exames marca Dia Mundial de Luta contra Hepatites

26/07/2013

Autor: -

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, em 28 de julho, a Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do programa Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais do município, promove entre 29 de julho e 3 de agosto a intensificação da realização de testes rápidos para a triagem de hepatites B e C.

Os exames podem ser realizados em dois Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) municipais, um localizado no centro de Referência em DST/Aids, na Rua Regente Feijó, 637, e o outro dentro do Complexo Hospitalar Ouro Verde, que fica na Avenida Rui Rodrigues, número 3.434.

O objetivo é orientar e chamar a atenção da população para a doença, riscos de infecção e para a importância do diagnóstico precoce. “Como os sintomas demoram anos para se manifestar na forma crônica, o paciente não sabe que tem hepatite viral B ou C e pode apresentar os sintomas somente depois de 20 a 30 anos de infecção. Neste período, sem saber, a doença está se desenvolvendo e as pessoas estão transmitindo”, explica a coordenadora do Centro de Referência de DST/HIV/Aids de Campinas, Cláudia Barros. O teste rápido de triagem para a hepatite é realizado em 20 minutos, mas a pessoa recebe o resultado por meio de aconselhamento individual.

A orientação é que todo indivíduo faça, pelo menos uma vez na vida, o teste de triagem para hepatite, já que a forma de transmissão destes vírus é por sangue contaminado e, no caso da hepatite B, até mesmo de uma mãe portadora para o seu bebê. Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1992 fizeram procedimentos cirúrgicos ou odontológicos complexos, tatuagem, piercing ou são usuários de drogas devem realizar a sorologia.

“Medidas simples como o uso de preservativos durante as relações sexuais, o uso de material esterilizado em qualquer procedimento que envolva sangue e o não compartilhamento de alicates de unha evitam a transmissão”, explica Cláudia.

Neste mês de julho, aproveitando a ocasião do Dia das Hepatites, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação contra a Hepatite B. Agora todas as pessoas com até 49 anos podem ser imunizadas. Antes a faixa etária era até 29 anos. A vacina está disponível em todos os Centros de Saúde.