Comunidade do Paranapanema debate importância de equipamento público

26/07/2013

Autor: -

O Centro de Convivência Portal das Artes, dispositivo da Secretaria de Saúde de Campinas com convênio do Serviço de Saúde Dr. Candido Ferreira promove às 16h da próxima segunda-feira, dia 29 de julho, uma plenária em defesa do espaço de saúde pública na comunidade. A reunião acontece na sede da unidade, na Rua Serra D'água, 166, no Jd. São Fernando.

A reunião é uma iniciativa da própria comunidade que, incomodada com dois arrombamentos que aconteceram recentemente no Portal, se mobilizou e vai debater a importância deste dispositivo da saúde mental e dos outros espaços públicos no contexto social.

O debate é aberto a toda população e tem a organização do Conselho Local de Saúde, que é composto por usuários e trabalhadores dos Centros de Saúde (CSs) Paranapanema e Orosimbo Maia, localizados na região sul de Campinas.

Segundo a coordenadora do Portal das Artes, Sibele Campos Martins, o fato da comunidade sair em defesa dos espaços da saúde pública é simbólico e aponta que, de fato, o serviço é importante para a comunidade e tem vínculo com a população. “A plenária também é importante porque atua no sentido da conscientização de toda a comunidade sobre a importância dela estar empoderada dos seus direitos e deveres. É um movimento de cidadania”, afirma. Na oportunidade, os participantes também vão discutir a defesa do SUS (Sistema Único de Saúde).

Mais sobre o Portal

O Portal das Artes integra a Rede Municipal de Atenção à Saúde Mental e faz parte do fórum dos Centros de Convivência mantido pela Secretaria Municipal de Saúde. A unidade, instalada próximo ao CS Paranapanema, trabalha com a questão da inclusão social, é aberta aos usuários dos Centros de Saúde do Distrito Sul e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Antônio da Costa Santos e à comunidade em geral.

O Portal das Artes iniciou suas atividade em 2002 e possui diversas oficinas que incluem Movimento Vital Expressivo, Oficina do Corpo, Horta e Jardinagem e Vivencia Musical, Artesanatos e Atividades de Culinária, Jogos, Brincadeiras e Pintura com crianças.

O Espaço de Convivência se integra no território com propostas itinerantes, como um Portal de Artes Itinerante. Isto acontece quando as atividades estão em outro lugar, com parceiros, por meio de oficinas ou mesmo em reuniões. Em parceria com o CS Paranapanema são realizadas reuniões com escolas e ONGs do território. Com o CS Orozimbo Maia existe uma parceria na culinária infantil e na reunião de equipe da Saúde da Familia. No CS Esmeraldina e no Caps Sul são realizadas diversas oficinas, entre elas a de Artesanato.

O Portal está articulado à rede de atenção extra-hospitalar em saúde mental de Campinas. Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h.

O Portal das Artes fica na rua Serra D’água, 166, no Jardim Baronesa, região Sul de Campinas. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3253-6881 ou pelo endereço eletrônico artesnoportal@yahoo.com.br