Prefeitura fecha parceria para aumentar oferta de leitos de UTI

30/07/2013

Autor: -

Para garantir o atendimento aos pacientes que necessitarem de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município de Campinas, a Prefeitura está firmando contrato com instituições de saúde privadas da cidade. A medida temporária está sendo adotada após o fechamento de 10 leitos SUS do Hospital Celso Pierro para tratamento de pacientes colonizados com a bactéria kpc.

“Solicitamos para seis instituições privadas que verificassem a possibilidade de contratarmos esses leitos. Dos 95 leitos de UTI disponíveis, ontem, dia 29, pela manhã, quatro estavam vagos. Por sabermos que essa ocupação é dinâmica e por acreditarmos que precisávamos ter uma salvaguarda maior, contatamos essas instituições”, explicou Ivanilde Ribeiro, diretora do Departamento de Gestão e Desenvolvimento Organizacional (DGDO).

Até a manhã de terça-feira, 30, cinco leitos haviam sido disponibilizados para a Secretaria de Saúde de Campinas, sendo quatro na Casa de Saúde e um no Hospital Beneficência Portuguesa. A intenção é que os 10 leitos fechados no Hospital da PUC sejam recompostos.

Além dessa medida, os hospitais que atendem SUS no município contam com aparelhos de suporte à vida, que podem transformar leitos comuns em leitos de UTI, caso seja necessário.

A Secretaria reforça que, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, está dando todo o suporte técnico e científico à equipe do Celso Pierro para solucionar o problema o mais rápido possível.