CAPS ressocializam através do esporte

30/07/2013

Autor: -

A 7ª Copa de Futebol da Inserção entre os pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Campinas vai ter início no dia 30 de agosto, com a participação de 180 usuários, que fazem tratamento contra drogas, álcool e outros sintomas.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Sesc.

Os jogos acontecerão entre os dias 30 de agosto e 22 de novembro, às sextas-feiras, das 14 às 17 horas, no Sesc. Além de sediar todos os jogos, o Sesc ainda colabora com toda a infraestrutura do torneio e oferece o apoio de sua equipe de esportes. Antes de o torneio começar, os árbitros e funcionários, que atuam na competição, participam de um curso de capacitação, no dia 23 de agosto.

O objetivo da competição é promover a inserção social dos pacientes através de ações esportivas, proporcionando-lhes a oportunidade de conviverem em sociedade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a reabilitação psicossocial é o conjunto de atividades capazes de maximizar as oportunidades de recuperação, por meio do desenvolvimento de programas específicos.