Dengue está em declínio em Campinas

01/08/2001

A epidemia de dengue em Campinas está em declínio após um período de sete meses. O número de casos confirmados vem diminuindo, semana a semana, desde junho. Até 12 de julho, a doença atingiu 502 cidadãos campineiros, sendo que 416 casos são autóctones - ou seja: a pessoa foi infectada no município. Este ano, a Secretaria de Saúde confirmou transmissão de dengue em 99 bairros da cidade. Os casos estão distribuídos em todas as regiões.

A última notificação confirmada é do Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, na região Leste, e o paciente apresentou início dos sintomas em 1º de julho. Portanto, a epidemia deste ano tem uma característica diferente da ocorrida em 1998. Naquele ano houve o dobro do número de casos, mas a característica sazonal foi marcante - já que os últimos casos foram confirmados em maio - e com distribuição geográfica concentrada em algumas regiões.

Uma das hipóteses para explicar as características da epidemia deste ano seria a de que o vírus estaria disseminado em todo município e de que a transmissão persiste durante todo ano. Para definir que estratégias devem ser adotadas frente a este quadro e dentro do Projeto Paidéia - Saúde da Família, a Secretaria de Saúde realiza, no próximo dia 3, a Oficina de Planejamento de Dengue. O evento é dirigido aos profissionais da rede municipal de Saúde, que deverão apresentar uma análise da ocorrência da dengue e seus determinantes em sua área de atuação e alternativas de enfrentamento. A Oficina acontece das 8h30 às 12h e o local ainda está sendo definido.

Volta ao índice de notícias