Saúde participa de seminário estadual sobre dengue

01/08/2001

A Secretaria de Saúde de Campinas participa, hoje e amanhã, quinta-feira, do seminário sobre dengue que vai discutir as estratégias no combate à doença no Estado. O evento, que acontece das 8h às 17h no Hotel Nacional In, reúne 57 municípios paulistas, sendo 18 da região de Campinas. Juntas, as secretarias de Saúde destas cidades vão expor as características da epidemia deste 2001 e o trabalho realizado no enfrentamento da doença. A partir daí, pretendem estabelecer um plano conjunto de combate à dengue.

Durante o seminário, profissionais da vigilância epidemiológica de Campinas farão parte, com outras duas cidades, da mesa redonda que vai expor experiências municipais no combate à dengue. Os temas de destaque de Campinas serão o trabalho desenvolvido a partir da tecnologia limpa, ecologicamente correta, que não enfoca o controle do vetor - o mosquito Aedes aegypti - no veneno; a intervenção nos pontos de risco, como as áreas onde são desenvolvidas atividades profissionais que oferecem condições adequadas para a proliferação do vetor: ferros velhos, depósitos de materiais de construção, borracharias, etc e o novo contexto e as perspectivas do combate à doença dentro do Programa Paidéia - Saúde da Família.

Epidemia arrastada - Desde janeiro, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Campinas detectou que 502 cidadãos campineiros foram infectados pelo vírus da dengue. Do total, 416 casos são de pessoas que foram infectadas no próprio município - ou seja: são autóctones.

Este ano, a epidemia de dengue em Campinas se apresenta com características diferentes das identificadas em anos anteriores. A doença se espalhou por 99 bairros da cidade. Além disso, a epidemia está mais arrastada. O último caso confirmado é de um paciente que apresentou sintomas em 1º de julho. Nos outros anos, os casos eram confirmados até maio e a distribuição geográfica ficava concentrada em algumas regiões.

Volta ao índice de notícias