Umidade relativa do ar cai a 18% em Campinas e eleva problemas respiratórios

03/08/2001

A umidade relativa do ar atingiu o menor índice desde o início do ano, nesta sexta-feira (3), em Campinas. Os números do Cepagri da Unicamp apontavam, logo de manhã, 18% de umidade. O adequado é que o índice esteja entre 40% e 70%. E não há perspectiva de melhora para este final de semana. Os baixos níveis se devem à estiagem.

Estas condições climáticas favorecem o aumento de problemas respiratórios, principalmente entre crianças e idosos. Tanto que, nesta sexta-feira, 65% dos pacientes atendidos no PSI (Pronto-Socorro Infantil) do Hospital Mário Gatti apresentavam problemas respiratórios. Destes casos, cerca de 2% necessitam de internação. Todos os leitos da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) pediátrica estavam ocupados com crianças com problemas respiratórios.

A pediatra Anna Elisa Scotoni, coordenadora do PSI, orienta que, se as crianças apresentarem problemas respiratórios mas estiverem com estado geral bom, os pais mantenham hidratação oferecendo bastante líquido. Além disso, segundo ela, é necessário fazer limpeza do nariz com soro fisiológico e manter uma alimentação saudável.

Entretanto, Scotoni explica que, se os pais observarem algum sinal de gravidade na criança, como cansaço, abatimento, febre que não cessa ou falta de ar, é necessário procurar o posto de saúde mais próximo.

Secretaria orienta população - A Secretaria de Saúde informou a todos os Distritos de Saúde sobre a baixa umidade relativa do ar e orienta à população que:

·         Esteja atenta à hidratação oral de idosos e crianças. Pessoas nesta faixa etária merecem maior atenção

  • Evite exercícios físicos sob o sol entre 12h e 17h
  • Tome, pelo menos, dois litros de líquido - chás, sucos de frutas e água - no decorrer do dia
  • Estimule a hidratação dos alunos durante as aulas
  • Evite exercícios sob o sol nos intervalos entre as aulas
  • Umidifique o ambiente
  • Mantenha uma garrafa de água na mesa de trabalho
  • Profissionais que trabalham com a voz devem ingerir bastante líquido, fazer gargarejos e uma pausa a cada 50 minutos
  • Se sentir os olhos secos, nunca os lave com água. O correto é procurar o médico
Estas recomendações devem ser seguidas sempre que a umidade do ar baixar a níveis menores que 40%.

Volta ao índice de notícias