Saúde cadastra usuários e domicílios de Campinas

06/08/01

A Secretaria de Saúde de Campinas vai cadastrar cidadãos e domicílios do município. O cadastramento faz parte do Projeto Paidéia - Saúde da Família. O objetivo é identificar, pelo menos, 80% dos campineiros - inclui todos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) -, suas condições de vida e diagnosticar seus problemas de saúde.

Os dados serão utilizados como subsídio para definir estratégias e programas da Secretaria de Saúde e para o gerenciamento do SUS Campinas. Cada cidadão cadastrado ainda receberá um cartão de saúde.

O projeto tem início nesta terça-feira (7 de agosto), quando coordenadores dos Distritos e CS (Centros de Saúde) receberão informações sobre fluxo e normas do cadastramento. O treinamento destes profissionais se estende para os dias 9 e 14 próximos. O cadastro será feito pelos agentes comunitários de saúde, que trabalharão sob supervisão dos CSs. Os dados são sigilosos, conforme está previsto em lei e o cadastramento não é obrigatório.

Cada CS irá cadastrar apenas as casas localizadas em sua área de abrangência. Durante a coleta de dados, o cadastrador ainda vai pesquisar se a pessoa já é usuária do SUS - numa mesma família pode haver usuários e não usuários.

Volta ao índice de notícias