Saúde define ações contra dengue

06/08/2001

A Secretaria de Saúde de Campinas definiu numa oficina, na última sexta-feira (4), diretrizes para enfrentar a dengue no município. A partir delas, serão desenvolvidas ações para evitar que a cidade tenha que enfrentar outra epidemia.

Uma delas é a manutenção da intervenção ecológica e mecânica no meio ambiente, inclusive no inverno, para eliminação dos criadouros - locais onde o mosquito se reproduz. A limpeza da cidade, inclusive, é uma das prioridades da Administração, que trabalha em conjunto com a Secretaria de Saúde.

Entretanto, esta ação extrapola os limites da Prefeitura, já que, na oficina, ficou definido que cada Distrito de Saúde vai trabalhar com os equipamentos da sua região, sejam eles públicos ou não, para manter a cidade limpa.

As intervenções no meio ambiente serão promovidas também com base no índice de breteau - que mede a infestação do mosquito em cada região da cidade. Para isso, a Secretaria vai manter a pesquisa dos índices durante todo ano, antes mesmo de uma eventual epidemia.

Uma outra ação que será mantida, mesmo no inverno, é a investigação epidemiológica para a dengue. Isto é, a Secretaria promoverá investigação sorológica - laboratorial - para a doença, com a investigação de casos de febre a esclarecer.

Campinas tem acumulados, desde o início do ano, 504 casos de dengue, sendo 518 autóctones. Os dois últimos casos confirmados são de pacientes que apresentaram primeiros sintomas em meados de julho. Os pacientes infectados são moradores do Jardim Eulina, região Norte de Campinas, e do São José, região Sul. Este ano, a Secretaria de Saúde confirmou transmissão de dengue em 99 bairros da cidade. Os casos estão distribuídos em todas as regiões.

Volta ao índice de notícias