Campinas confirma mais cinco casos de dengue

13/08/2001

O Instituto Adolfo Lutz confirmou, na última semana, mais cinco casos de dengue em moradores de Campinas, sendo que quatro deles são de pacientes que contraíram a doença no próprio município. Portanto, são casos autóctones. Uma das pessoas teve início dos sintomas em 1º de agosto. As vítimas são moradores do Jardim Campos Elíseos, na região Sudoeste, Jardim Campo Belo - 2 casos -, localizado na região Sul, bairro Taquaral, região Leste, e Vila Industrial - onde foi registrado o caso importado.

Com estas confirmações, o município passa a ter, neste 2001, 511 casos de dengue - 422 deles são autóctones e quatro ainda estão em investigação. A epidemia acometeu 99 bairros de Campinas e todas as regiões da cidade. Portanto, de acordo com a Covisa (Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental), a epidemia deste ano está prolongada e dispersa e demonstra que o vírus da dengue está disseminado e persiste no município.

Diante destas características e dentro do Projeto Paidéia, a Secretaria estabeleceu algumas diretrizes para enfrentar a dengue no município. Dentre elas, consta a manutenção e intensificação das intervenções ecológica e mecânica nos criadouros - locais onde o mosquito da dengue se reproduz. A manutenção da cidade limpa, inclusive, é uma das prioridades da atual Administração.

Outra diretriz é a manter a vigilância epidemiológica, o que significa fazer diagnóstico precoce e investigação laboratorial dos casos. A Secretaria também vai acompanhar a infestação do mosquito transmissor da doença - o Aedes aegypti - mesmo durante os meses de frio.

Volta ao índice de notícias