Mário Gatti e Secretaria de Saúde promovem Semana de Prevenção do Câncer de Boca

16/08/2001

O Hospital Municipal Mário Gatti e a Secretaria de Saúde de Campinas iniciam, na próxima segunda-feira (20), a VII Semana de Prevenção do Câncer de Boca. E, neste 2001, a semana traz novidades: os locais de atendimentos à população serão ampliados.

A abertura do evento será no dia 20, na ACDC (Associação de Cirurgiões Dentistas de Campinas), quando profissionais de saúde terão curso sobre diagnóstico e tratamento de câncer de boca e lesões potencialmente malignas. O curso acontece das 8h30 às 13h e é gratuito. A ACDC fica na rua Francisco Bueno de Lacerda, 300, no Parque Itália, em frente ao Hospital Municipal Mário Gatti.

De terça a quinta-feira, a população poderá procurar o ambulatório de Buco-maxilo-facial do Mário Gatti para realizar exames e, diferentemente dos outros anos, mais dois locais: o ambulatório do Hospital Ouro Verde e o Centro de Saúde do Jardim São Marcos. Os horários de atendimento vão das 9h às 12h e das 13h às 16h. Os exames são gratuitos.

De 1995 a 2000, durante as outras campanhas de prevenção da doença, o Mário Gatti atendeu a 2.824 pacientes, dos quais 1.019 - 36% - apresentaram lesões. Estes pacientes foram encaminhados para realizar exames e 227 deles - 8% - apresentaram lesões potencialmente malignas. Dados do Departamento de Buco-maxilo-facial ainda apontam que, de 95 a 98, 57 pacientes foram diagnosticados com câncer de boca no serviço.

Fatores de risco - Algumas pessoas têm condições que oferecem maior risco para o câncer de boca. Entre elas as que fumam e bebem e se expõem com freqüência à luz solar. O câncer de boca também é mais freqüente em adultos, principalmente os maiores de 40 anos. Além disso, a má higiene bucal, próteses dentárias mal adaptadas ou quebradas ou presença de dentes fraturados ou com bordas cortantes também são fatores de risco para a doença. Estes fatores, porém, não excluem as probabilidades de qualquer pessoa - mesmo aquelas que estão fora destes fatores de risco e em outras faixas etárias - desenvolver a doença.

O câncer de boca pode ser prevenido. Basta realizar, a cada seis meses, o auto-exame. Se a pessoa identificar algumas lesões ou alterações como: feridas, manchas de cor branca, vermelha ou preta, carnes crescidas, caroços, endurecimentos e bolinhas duras na boca, ela deve procurar um centro de saúde ou um dentista para diagnóstico da lesão.

O câncer de boca tem cura, se for diagnosticado no início. Entretanto, infelizmente, a doença ainda é diagnosticada tardiamente no Brasil, principalmente por ser assintomática - não apresentar dor - nas fases iniciais. Por isso, ainda leva muitos pacientes à morte ou a cirurgias mutiladoras.