Saúde lança Paidéia

16/08/2001

A Secretaria de Saúde de Campinas convida a todos os meios de comunicação para o lançamento do Programa Paidéia - Saúde da Família, que acontece nesta sexta-feira, às 10h, no Teatro do Castro Mendes, na rua Conselheiro Gomide, 62, na Vila Industrial. A implantação do Paidéia significa o recebimento de recursos financeiros do Ministério da Saúde. Com a implantação do Projeto, a Secretaria de Saúde de Campinas vai implantar um novo jeito de fazer saúde no município, mudança que já vem sendo implementada desde janeiro, quando a nova Administração assumiu a Prefeitura. No evento estarão presentes o Prefeito de Campinas, Antônio da Costa Santos, o secretário de Saúde, Gastão Wagner de Sousa Campos, o ministro da Saúde, José Serra, e o secretário de Estado de Saúde, José da Silva Guedes. Haverá entrevista coletiva para a imprensa às 9h30.

O que é o Projeto Paidéia ?

O Paidéia é o Programa de Saúde da Família de Campinas. Os cidadãos campineiros receberão em suas casas a visita de agentes comunitários de saúde, de enfermeiros e, quando necessário, do médico. Cada família terá sua própria equipe de saúde. Esses profissionais darão atenção integral à saúde de cada morador da cidade.

Como é a equipe do Paidéia?

Cada equipe é composta por um médico de família, dentista, enfermeiro (a), dois auxiliares de enfermagem, quatro agentes comunitários de saúde, além de pediatra e ginecologista-obstetra.

Como esta equipe vai trabalhar?

Cada equipe, que estamos chamando de Equipes de Referência, irá atender a uma média de 1.500 famílias. O agente comunitário de saúde vai identificar quais as situações de risco a que aquela família está exposta. Também vai estabelecer vínculos com representantes da comunidade como creches, escolas, igrejas, ONG (Organizações Não Governamentais) etc. Além disso, irá desencadear ações de educação e prevenção em saúde. O agente comunitário de saúde não realiza consultas. Este procedimento continua a ser realizado no Centro de Saúde.

Porque "Equipes de Referência" ?

O nome "Equipe de Referência" é mais que uma simples rotulação. Esses profissionais farão parte do dia-a-dia de cada comunidade. A informalidade, a amizade e o respeito recíproco serão a marca registrada dessa relação. Em outras palavras, o objetivo final é fazer com que o usuário tenha uma relação mais intensa com seu médico, seu enfermeiro e com seu auxiliar de enfermagem.

O modelo apresentado pretende lançar um "olhar" além do paciente que está sendo atendido. Com responsabilidade e profissionalismo, as equipes de referência terão a preocupação de avaliar o contexto em que cada família está inserida na comunidade, suas dificuldades e problemas que vão além das dependência do centro de saúde. Isso envolve, tanto da parte de quem atende como de quem é atendido, um exercício constante dos conceitos de solidariedade e cidadania.

Como se cadastrar no Paidéia?

Se o cidadão não utiliza o CS (Centro de Saúde) e não está doente, deve aguardar a visita do agente comunitário de saúde em sua casa. Ele irá procurá-lo para fazer a inscrição. Se a pessoa já utiliza o CS, ela deve se informar se a unidade já tem equipes do Paidéia e qual será sua equipe de referência.

Quando o paciente será atendido em casa?

Quando estiver definitivamente acamado ou temporariamente impossibilitado de andar por algum motivo.

Como ficam os exames e os atendimentos das especialidades?

O acesso a especialistas ou a exames será agendado por meio da equipe de referência do Centro de Saúde. O agente vai identificar situações mais graves e marcar exames com urgência.

Quando a pessoa deve se dirigir ao PS (Pronto-Socorro) ou ao PA (Pronto Atendimento)?

Nos casos graves como fraturas ou traumas, por exemplo. O paciente também deve procurar estes serviços nos horários em que os Centros de Saúde não estejam abertos se apresentar febre alta, dor forte e convulsões, entre outros problemas.

Como a Prefeitura pretende atingir esses objetivos ?

A Secretaria de Saúde iniciou em julho a capacitação de 266 agentes comunitários de saúde. Os profissionais serão treinados durante 45 dias para visitar famílias, identificar problemas e levar as demandas até as equipes do Programa Paidéia . A capacitação dos agentes é uma realização conjunta das secretarias de Saúde, Assistência Social e de Educação.

Quando os médicos começam a trabalhar no Paidéia ?

Os médicos aprovados no processo seletivo realizado pela Secretaria de Saúde começaram a trabalhar na segunda-feira, dia 13. Entre os 62 médicos convocados, incluem-se pediatras, clínicos, emergencistas, médicos de família (são 30 médicos para atuar no Paidéia) e de saúde ocupacional.

 

Projeto cria postos de trabalho

e qualifica profissionais

Além de mudar a assistência em saúde para o cidadão de Campinas, o Paidéia inicia um novo capítulo na história médica do município. A partir desse projeto, a Secretaria de Saúde assume o compromisso de formar e qualificar profissionais que trabalham na rede e difundir conhecimentos da área médica. O objetivo é transformar o atendimento SUS Campinas em exemplo de qualidade e solidariedade.

Somente na fase de implantação do Paidéia, perto de 400 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e agentes de saúde foram contratados pela Secretaria. Além disso, 70 médicos tiveram a carga horária ampliada de 20 para 36 horas semanais. E a ampliação está aberta para todos os interessados.

Desde o início do ano, a Secretaria também iniciou a capacitação de 480 profissionais, entre os que foram contratados e aqueles que já atuavam no SUS Campinas (Sistema Único de Saúde). Em setembro, a Secretaria inicia a capacitação de coordenadores das unidades de saúde, para que eles possam também viabilizar a transição do modelo de atendimento que o município adotava para o Paidéia.

O processo de capacitação está sendo desenvolvido em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é que toda rede seja treinada para atuar no Paidéia. E que, depois de capacitados, os profissionais continuem em processo de educação continuada. Afinal, Paidéia é uma palavra grega que significa desenvolvimento integral do ser humano: na saúde e educação.

Volta ao índice de notícias