Zé Gotinha visita Campinas

20/08/2001

Campinas recebe, nesta segunda-feira (20), a visita do Zé Gotinha. O personagem vai circular pelo Centro e nos principais terminais de ônibus da cidade. O objetivo é sensibilizar a população e convencer os pais a levarem seus filhos para tomar a gotinha contra a poliomielite no próximo sábado (25). A atividade, que vai das 8h às 17h, faz parte da segunda etapa da Campólio (Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite). A Secretaria também vai aproveitar a oportunidade para atualizar a carteira de vacinação das crianças com situação de atraso.

Na primeira fase da Campólio, em 9 de junho, 69.540 crianças campineiras menores de cinco anos foram vacinadas. O número representa 86% da população nesta faixa etária que, segundo dados do IBGE, é de 81 mil crianças. O porcentual está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que preconiza vacinar, pelo menos, 95% dos cidadãos incluídos nesta faixa de idade.

Crianças que já tomaram doses em anos anteriores precisam repetir a dose até completarem 5 anos. E mesmo doentes, as crianças devem ser levadas ao posto de vacinação para tomar a gotinha. A Prefeitura de Campinas colocará à disposição da população o telefone 156, que fornecerá informações sobre a vacinação e os endereços dos postos, que são mais de 200 e estarãoo espalhados pela cidade nos serviços de saúde, escolas, igrejas e outros estabelecimentos. Perto de 1.400 profissionais vão atuar nesta segunda etapa da vacinação. A área rural será atendida pelos postos volantes.

No ano passado, a cobertura vacinal contra a pólio atingiu 90% da população alvo de Campinas. O último caso confirmado de poliomielite em Campinas ocorreu em 1982. No Estado de São Paulo, a última confirmação foi em 1988, em Teodoro Sampaio. No Brasil, os últimos casos foram registrados nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, em 1989.

Em 1994, o Brasil recebeu o certificado de erradicação da transmissão autóctone do vírus da poliomielite - poliovírus. Porém, devido a possibilidade de reintrodução do vírus selvagem vindo de países ainda endêmicos do continente asiático, mantém-se os dias nacionais de vacinação contra a poliomielite. Campinas recebeu 100 mil doses da vacina contra a poliomielite.

Volta ao índice de notícias