Prefeitura apura crime ambiental

20/08/2001

A Prefeitura de Campinas e a Defesa Civil trabalham, desde a manhã desta segunda-feira (20), para promover o manejo e a destinação corretos e para apurar a responsabilidade de um descarte de lixo químico feito num local próximo à Fazenda Taubaté, na estrada que liga Campinas a Indaiatuba.

Segundo moradores da região, o descarte foi feito sábado (18) à noite. Um caminhão parou no local e descarregou, pelo menos, 70 tambores de 200 litros com produto ainda não identificado. Também foram descartados sacos plásticos com um outro produto. A "desova" de produto químico é crime ambiental grave.

O responsável pelo resíduo industrial é a indústria. Tanto que, para receber licença de funcionamento da Cetesb, tem que apresentar ao órgão estudo com a destinação final do resíduo.

A Prefeitura isolou a área e mantém a Guarda Municipal no local para evitar "garimpo" do produto pela população e adotou todas as providências para que os cidadãos e o meio ambiente sejam preservados de qualquer risco. Além disso, denunciou o ocorrido à Polícia e registrou Boletim de Ocorrência. Também acionou a Cetesb (órgão responsável por fiscalizar o meio ambiente no Estado de São Paulo), que deve identificar os responsáveis pelo crime.