Campinas confirma mais dois casos de raiva

22/08/01

O Instituto Pasteur, de São Paulo, divulgou na última quinta-feira (16) exames que confirmam mais dois casos de raiva em herbívoros em Campinas. Desta vez, os animais infectados são dois bovinos do bairro Carlos Gomes, localizado na região Leste do município.

As confirmações são de especial importância para a Secretaria de Saúde porque demonstram que a doença atingiu uma nova área em Campinas. Até o momento, a raiva em herbívoros estava restrita às áreas de Sousas e Joaquim Egídio.

As notificações, além das ações de bloqueio – vacinação - nos animais existentes num raio de 500 metros dos locais, ainda exigiram o tratamento anti-rábico em cinco pessoas que tiveram contato com os bovinos. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde também fez a busca ativa de casos na região e orienta a população da região do Carlos Gomes – inclui também moradores dos bairros Jardim Monte Belo, Gargantilha, Tanquinho e Recanto dos Dourados - sobre como prevenir novos casos da doença em animais e, assim, evitar que a moléstia atinja o homem.

Além da campanha de orientação à população, o Centro de Controle de Zoonoses, que também faz parte da Secretaria de Saúde, e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária da região fazem o controle da população de morcegos.

23 casos - Campinas já tem, confirmados laboratorialmente, 23 casos de raiva este ano. No ano passado, houve 26 confirmações. Além do aumento do número de casos, a raiva tem expandido por áreas novas da cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, a doença se torna mais importante à medida em que se aproxima da população humana, já que não tem cura e leva a morte.

Em julho último, uma pessoa moradora do Estado de São Paulo morreu em conseqüência da raiva. O último caso de raiva humana no Estado havia sido registrado em 1997.

Por isso, a Vigilância Epidemiológica está alerta para novos casos e promove, a partir do primeiro final de semana de setembro, a vacinação anti-rábica em cães e gatos. O último caso de raiva em animais domésticos em Campinas foi registrado em 1999. A expectativa e de vacinar 110 mil animais. O município recebeu 140 mil doses da vacina para a campanha. A vacinação em animais de grande porte é de responsabilidade do proprietário.

O que é? - A raiva é uma doença causada por vírus, que ocorre nos mamíferos e pode ser transmitida ao homem pelo animal infectado. É uma doença incurável, sempre fatal, tanto para os homens como para os animais. No Brasil, ainda são confirmados casos de raiva humana.

Volta ao índice de notícias