Agentes comunitários de saúde iniciam curso de extensão com profissionais da Unicamp

24/08/01

Os 300 agentes comunitários de saúde que vão atuar no Programa Paidéia de Saúde da Família de Campinas iniciam, nesta sexta-feira (24), uma nova fase de treinamento. A partir de hoje, eles começam o curso de extensão, durante o qual assistem aulas com profissionais da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A aula inaugural acontece no Anfiteatro Castelo Branco, na Especex (Escola Preparatória de Cadetes do Exército), que fica na avenida Papa Pio XII, 350, no Castelo.

Os agentes estão em treinamento desde 13 de julho, quando foram contratados. Neste período passaram por duas fases de treinamento, uma teórica e outra prática. A fase prática incluiu visitas às famílias de Campinas, nas quais os profissionais foram treinados para identificar problemas da comunidade e levar as demandas até as equipes do Paidéia.

Eles estavam sempre acompanhados por profissionais das suas respectivas equipes do Paidéia e pelos coordenadores dos centros de saúde e foram apresentados à comunidade e aos equipamentos de saúde. O treinamento de cada agente aconteceu na área geográfica em que ele vai atuar.

Durante a parte teórica, os agentes receberam conceitos sobre o papel do agente na Secretaria de Saúde, ética, humanização, além de informações sobre experiências de agentes de saúde de outros municípios. O treinamento dos agentes é uma realização conjunta das secretarias de Saúde, Assistência Social e de Educação e da Unicamp.

Volta ao índice de notícias