Crianças de Campinas recebem gotinha contra Polio no Sábado

24/08/01

A Secretaria da Saúde de Campinas pretende vacinar, pelo menos, 95% das 81.297 crianças campineiras menores de cinco anos contra a paralisia infantil no próximo sábado (25 de agosto). A atividade, que vai das 8h às 17h, faz parte da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A primeira fase aconteceu em 9 de junho, quando foram vacinados 86% cidadãos nesta faixa etária. A Secretaria também vai aproveitar a oportunidade para atualizar a carteira de vacinação das crianças com situação de atraso.

Crianças que já tomaram doses em anos anteriores precisam repetir a dose até completarem 5 anos. Mesmo doentes, as crianças devem ser levadas ao posto de vacinação para tomar a gotinha contra a poliomielite. A Prefeitura de Campinas colocará à disposição da população o telefone 156, que fornecerá informações sobre a vacinação.

No ano passado, a cobertura vacinal contra a pólio atingiu 90% da população alvo de Campinas. O último caso confirmado de poliomielite em Campinas ocorreu em 1982. No Estado de São Paulo, a última confirmação foi em 1988, em Teodoro Sampaio. No Brasil, os últimos casos foram registrados nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, em 1989.

Em 1994, o Brasil recebeu o certificado de erradicação da transmissão autóctone do vírus da poliomielite - poliovírus. Porém, devido à possibilidade de reintrodução do vírus selvagem vindo de países ainda endêmicos do continente asiático, mantém-se os dias nacionais de vacinação contra a poliomielite.

Campinas recebeu 100 mil doses da vacina contra a poliomielite. Perto de 1.500 profissionais vão atuar nos 240 postos de vacinação espalhados pela cidade nos serviços de saúde, escolas, igrejas e outros estabelecimentos. A área rural será atendida pelos postos volantes.

31 de Março recebe crianças com dálmatas - O Centro de Saúde da Vila 31 de março programou uma atividade especial para o dia de vacinação contra a poliomielite. Numa alusão ao filme Os 101 Dálmatas, os 12 funcionários da unidade vão representar os 31 Dálmatas. Eles estarão vestidos com camisetas com estampa que imita a pele dos cães desta raça. O Centro de Saúde estará decorado com os personagens do filme e os funcionários vão aproveitar a oportunidade para chamar a população para a Campanha de Vacinação contra a Raiva, que começa em Campinas pela região Leste no primeiro final de semana de setembro. A expectativa da coordenação do Centro de Saúde, que atende a população que reside na Vila 31 de Março e na área rural localizada naquelas proximidades, é de que 600 crianças compareçam ao local para serem imunizadas contra a poliomielite.

Quem deve ser levado aos postos?

Crianças até 5 anos. A vacina é gratuita.

É preciso levar algum documento?

É necessário levar a carteira de vacinação, já que os postos vão também atualizar a vacinação das crianças que estiverem com doses em atraso. Porém, se a pessoa não tiver a carteira, ou porque perdeu ou por qualquer outro motivo, deve se dirigir ao local de vacinação da mesma forma porque mesmo assim a criança irá receber a gotinha. Nestes casos, porém, não há como atualizar a vacinação.

E se a criança estiver doente?

Deve ser levada ao local de vacinação mesmo assim. Não há contra-indicação para a vacina contra a poliomielite. Quem deve avaliar se a criança deve ou não receber a gotinha é o profissional de saúde que estará atendendo no posto de vacinação.

Por que vacinar contra a poliomielite?

Embora o Brasil já tenha recebido o certificado de erradicação de transmissão do vírus da poliomielite, há a possibilidade de reintrodução do poliovírus porque a doença ainda é endêmica em países do continente asiático. Em 1999, em Angola, por exemplo, ocorreu uma epidemia com mais de mil casos e 52 óbitos. Antes da década de 80, quando ainda não havia os dias nacionais de vacinação contra a poliomielite, o Brasil chegava a registrar, em média, 2.300 casos da doença por ano, sendo 95% deles em menores de 5 anos. No Estado de São Paulo, o último caso confirmado foi em 1998, em Teodoro Sampaio. Nas Américas, os últimos casos confirmados ocorreram no Peru e Colômbia, em 1991.

Quantas crianças devem ser vacinadas em Campinas?

A meta é vacinar 95% das 81.297 mil crianças nesta segunda fase. Na primeira fase, em 9 de junho, foram vacinadas 86% das pessoas nesta faixa etária. O índice ficou abaixo do que preconiza o Ministério da Saúde.

Quantas doses da vacina Campinas recebeu?

100 mil

Volta ao índice de notícias