Secretaria da Saúde vacina 86% das crianças na segunda etapa da vacinação contra a poliomielite

29/08/2001

Levantamento da Secretaria da Saúde de Campinas aponta que 86% das crianças menores de cinco anos foram vacinadas contra a paralisia infantil no município no último sábado (25 de agosto), na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Isto significa que 69.628 dos 81.297 cidadãos campineiros nesta faixa etária receberam a gotinha que protege contra a doença. Os serviços de saúde ainda distribuíram a gotinha para 3.469 crianças maiores de cinco anos. A Secretaria também aproveitou o dia para atualizar a carteira de vacinação das crianças. No ano passado, na segunda fase da campanha - a vacinação também foi prorrogada por uma semana -, 90,4% desta população foi vacinada.

O Ministério da Saúde estabeleceu como meta, para todos os municípios brasileiros, vacinar 95% dos cidadãos brasileiros menores de cinco anos. Além de Campinas, outros municípios da região e do Estado não conseguiram atingir o porcentual estipulado pelo Ministério. Por isso, o CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual) determinou que as cidades estendam a vacinação contra a pólio por toda esta semana.

Portanto, as crianças que não compareceram aos postos no último sábado (25) ainda têm até sexta-feira (31) para tomarem a gotinha em qualquer dos 46 Centros de Saúde de Campinas. Mesmo crianças que já tomaram doses em anos anteriores devem tomar novamente a vacina. É importante levar a carteira de vacinação porque os serviços vão estar atualizando o documento. Porém, a falta da carteira não impede que a criança tome a gotinha.

O último caso confirmado de poliomielite em Campinas ocorreu em 1982. No Estado de São Paulo, a última confirmação foi em 1988, em Teodoro Sampaio. No Brasil, os últimos casos foram registrados nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, em 1989. Em 1994, o Brasil recebeu o certificado de erradicação da transmissão autóctone do vírus da poliomielite - poliovírus. Porém, devido à possibilidade de reintrodução do vírus selvagem, que ainda circula em países do continente asiático, o Brasil mantém os dias nacionais de vacinação contra a poliomielite.

Volta ao índice de notícias