Prefeitura inicia campanha de vacinação contra raiva

31/08/2001

A Prefeitura de Campinas inicia, no próximo final de semana, a campanha de vacinação contra a raiva animal. A Campanha se estende por todos os finais de semana de setembro - com exceção do final de semana do feriado do dia 7) - e também acontece no primeiro final de semana de outubro. Na região Sudoeste, a vacinação acontece amanhã e domingo (1 e 2 de setembro); na Leste, em 15 e 16 de setembro; na Norte, em 22 e 23 de setembro; na Noroeste, em 29 e 30 de setembro, e na Sul, em 6 e 7 de outubro.

Veja os postos de vacinação para a região sudoeste, nestes sábado e domingo.

A expectativa e de vacinar 110 mil animais. O município recebeu 130 mil doses da vacina para a campanha. Em Campinas, o último caso de raiva em animais domésticos foi registrado em 1999. A vacinação em animais de grande porte é de responsabilidade do proprietário.

Epizootia - O município de Campinas enfrenta uma epizootia de raiva em herbívoros. Epizootia é a ocorrência de uma doença em muitos animais ao mesmo tempo e no mesmo lugar. Os primeiros casos foram diagnosticados na área rural do Distrito de Joaquim Egídio, em 2000. Em 2001, começaram a ocorrer casos também na área rural de Sousas e, recentemente, na área rural do Taquaral, no bairro Carlos Gomes. E a tendência é que a doença se manifeste também nas regiões do 31 de Março e de Barão Geraldo.

Em 2000, a cidade confirmou 29 casos de raiva animal. Neste ano, até agosto, já foram confirmados 23, sendo 10 casos em bovinos, 7 em eqüinos e seis em morcego. Porém, de acordo com a Secretaria da Saúde, os casos são subnotificados porque os proprietários ou responsáveis não comunicam as ocorrência aos serviços de saúde ou a Secretaria de Agricultura.

Atualmente, o principal transmissor de raiva para os herbívoros (vacas, cavalos, ovelhas e porcos) é o morcego hematófago - que se alimenta de sangue. Porém, animais domésticos (cães e gatos), principalmente gatos, são caçadores em potencial de morcegos. Isto pode levar a uma introdução do vírus rábico nos animais domésticos.

E, de acordo com a Secretaria de Saúde, o controle da doença se torna mais importante à medida em que pode atingir a população humana, já que a doença não tem cura e leva a morte. Em julho último, uma pessoa moradora de Dracena, no Estado de São Paulo, morreu em conseqüência da raiva. O último caso de raiva humana no Estado havia sido registrado em 1997. Em Campinas, o último caso de raiva humana aconteceu em 1981.

Saiba mais sobre a raiva:

O que é? - A raiva é uma doença causada por vírus, que ocorre nos mamíferos e pode ser transmitida ao homem pelo animal infectado. É uma doença incurável, sempre fatal, tanto para os homens como para os animais. No Brasil, a raiva humana ainda é um grave problema de saúde pública

Evite:

- Tocar em animais desconhecidos, com comportamento estranho, feridos ou doentes

- Perturbar animais quando estiverem comendo, bebendo ou dormindo

- Separar animais que estejam brigando

- Entrar em grutas ou cavernas e tocar qualquer tipo de morcego (vivo ou morto)

- Criar animais silvestres ou tirá-los de seu habitat natural

O quer fazer quando agredido por um animal, mesmo se ele estiver vacinado contra a raiva:

- Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão

- Procurar com urgência o Serviço de Saúde mais próximo

- Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, comunicar imediatamente o serviço de saúde; se ele apresentar comportamento diferente, mesmo que ele não tenha agredido ninguém, não o mate e procure o serviço de saúde